9.11.10

VIAGEM Á LUA


Quando era um jovem, "devorava" os livros de Júlio Verne e “ delirava” com a aventura do homem ir á Lua tal como era descrita no livro : um aventureiro francês chamado Michel Ardan, de modos extravagantes, propõe que um projéctil tripulado seja lançado e apresenta-se como candidato a "astronauta". Depois desta surpreendente proposta, dois dos membros do "Gun Club" também embarcam nesta "loucura". Para que este empreendimento se realizasse, foram construídos um canhão, uma bala oca, e um telescópio, todos de dimensões impensável; a quantidade de pólvora usada também era de volumes impensáveis .Depois de disparada a bala, quando se aproximou da Lua, em vez de alunar, entrou em órbita da própria lua. Os três passageiros apenas tinham mantimentos para 3 meses, ficando a saga em aberto. O futuro dos três astronautas, é descrito na obra À roda da Lua. Na minha juventude era a fantasia mas, já adulto , a fantasia materializou-se.
Não fui dos que viram pela televisão a chegada do homem á Lua pois em Lourenço Marques ( Moçambique) não havia ainda emissões de televisão nesse ano de 1969 o que não impediu que escutasse a transmissão do acontecimento via rádio e ficasse muito impressionado com o facto. Curioso é que mais de 40 anos após a Apolo 11 levar o homem à Lua , haja ainda muito boa gente que duvida do que aconteceu em 20 de Julho de 1969 e não estou a falar da minha velha tia que nunca saiu da aldeia onde morreu com noventa anos e que só acreditava no que estava na Bíblia. Estou a falar de gente da cidade , com alguma escolaridade, que depois de ver filmes e ler livros com argumentos "científicos" defende a ideia de que tudo não passou de uma conspiração americana para enganar os Russos durante a Guerra Fria, e continuam a duvidar de que tal tenha acontecido.
Apresento a seguir “ argumentos” dos que defendem ter havido uma fraude, mas também uma possível explicação que rebate os ditos argumentos :
Argumento 1. Se só havia uma única fonte de luz que era o Sol, como se explica que as sombras dos astronautas tenham comprimentos diferentes?
Resposta A diferença é causada pela topografia do solo lunar. Atrás dos dois astronautas, há uma elevação. O astronauta que estava mais perto dela ficou com a sombra mais curta
Argumento 2 A bandeira americana não poderia tremular num ambiente sem atmosfera e tal facto seria provocado pelo ar condicionado do estúdio em que o filme foi rodado
Resposta A bandeira está enrugada, pois chegou à Lua dobrada num pacote. Imagens de vídeo mostram que a bandeira, apesar da aparente ondulação, está imóvel.
Argumento 3 As marcas das botas usadas pelos astronautas são mais parecidas com marcas feitas em solo húmido. Como na Lua não há água as imagens são falsas.
Resposta As fotos foram feitas para registar a natureza da poeira lunar e elas mostram que a superfície é seca, fina e se compacta facilmente, por causa da ausência de ar.
Argumento 4 As temperaturas na superfície lunar variam tanto entre 120º C negativos e 150º positivos que nem filmes especiais seriam capazes de resistir a tamanha oscilação térmica.
Resposta Os filmes não foram expostos a essas temperaturas extremas. No vácuo lunar o calor não se propaga por condução , só por irradiação (incidência directa de luz) e os seus efeitos foram muito reduzidos com a protecção reflexiva, dado as câmaras terem sido envolvidas com material branco
Argumento 5 Não aparecem estrelas no céu em nenhuma das fotos .
Resposta Em locais muito claros, como o solo dos desertos ou da Lua, o tempo de exposição do filme deve ser muito reduzido, o que impediu que as estrelas ficassem "impressas" na película.

Como penso que a discussão, entre os que acreditam e os que negam que o homem esteve na Lua, é estéril, passo a uma resenha histórica : A missão do Projecto Apollo era levar homens à Lua e trazê-los de volta , mas a possibilidade de não dar certo era tão grande que o presidente dos EUA, Richard Nixon, já tinha um discurso pronto para cada uma das situações: o sucesso ou o fracasso da missão.
A NASA enviou , em diferentes datas, 17 naves do Projecto Apollo. As naves números 11, 12, 14, 15, 16 e 17 tiveram sucesso e cumpriram a missão de pousar em solo lunar mas a Apollo 13 teve problemas no abastecimento de oxigénio do módulo de comando ao entrar na órbita lunar e não conseguiu fazer a alunagem. Antes destas, outras naves também chegaram à órbita da Lua, mas não realizaram alunagem, nem era esse o seu real objectivo, Eram apenas naves de testes. As que fizeram alunagem trouxeram, no total, cerca de 400 kg de rochas lunares para estudo.
A nave Apollo 11 foi a quinta missão tripulada e a primeira a pousar na
Lua e era tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins. Neil Armstrong, comandante da missão, foi o primeiro ser humano a pisar a superfície lunar. A nave era composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço e foi lançada de Cabo Canaveral, na Florida, às 13:32 UTC de 16 de Julho, no interior do nariz de um foguetão Saturno V.
O destino da viagem era um local chamado Mar da Tranquilidade
, uma zona plana, formada de lava basáltica solidificada. Após a separação dos módulos da Apollo enquanto Michael Collins ficava no módulo de Comando numa órbita cem quilómetros acima do satélite, Armstrong e Aldrin começaram a sua descida ao Mar da Tranqüilidade a bordo do Módulo Eagle .Várias vezes durante a descida, o computador enviou alarmes. A trajectória da nave parecia boa, mas a mensagem de alerta “1202” trouxe alguns segundos tensos à tripulação até que o controlo de Houston avisou que os alarmes eram devidos a sobrecarga do computador. Embora o computador teimasse em levar o módulo para um local não programado acabou por alunar por comando manual da Neil Armstrong quando estavam apenas a 150 metros da superfície da Lua. A mais de 300 mil quilómetros dali, o mundo, que acompanhava ao vivo as comunicações de rádio entre o Controle de Voo no Centro Espacial em Houston e a Apolo 11, entrava em comoção e aplaudia e gritava freneticamente. Claro que não cabe nesta pequena mensagem citar todas as peripécias que surgiram nesta descida e, para os mais curiosos ou para os cépticos, aconselho uma busca na net em APOLLO 11 da Wikipédia.
Finalmente, cerca de seis horas e meia após o pouso, foi aberta a escotilha do Módulo Lunar e Armstrong rastejou em direcção a saída; primeiro os pés, depois as mãos. Instantes depois pisou o degrau mais alto da escada, em frente à bancada de trabalho da nave, onde estavam acondicionados os equipamentos científicos a serem usados na missão. A mais importante peça de equipamento era, sem dúvida, uma câmara
de TV a preto e branco..

Neil Armstrong precisou de dar um salto de um metro do último degrau da escada até ao protector das patas do Módulo. Dali estava apenas a dois
centímetros de pisar na superfície lunar propriamente dita. Parou no suporte por um momento, testando o chão com a ponta de suas botas, antes de finalmente pisar o solo lunar e dizer a célebre frase :
Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade

Sem comentários:

Arquivo do blogue