1.6.10

POR QUE CAEM AS FOLHAS DAS ÁRVORES ?


Todos já verificamos que certas árvores ficam sem folhas durante o Inverno e que as retomam na Primavera; É este fenómeno que hoje tentaremos explicar.
Chama-se abscisão foliar à queda das folhas das plantas o que acontece durante a época do ano em que os dias têm um menor número de horas de luz. Como consequência dessa menor luminosidade, o fenómeno da fotossíntese é reduzido , tendo a planta que poupar as reservas alimentares que acumulou durante o período em que a fotossíntese era intensa.. Para o conseguir como que adormece e, neste estado de dormência, o metabolismo reduz-se ao mínimo e as folhas, por não serem necessárias, caem. O que porém acontece é um fenómeno bem mais complexo e resulta da acção de diversas substâncias no interior da planta.
Da mesma forma que os animais têm hormonas que regulam as reacções metabólicas do seu organismo , as plantas possuem as fito hormonas (hormonas vegetais ) que regulam as reacções de crescimento e desenvolvimento dos tecidos vegetais , bem como induzem alterações anatómicas ou fisiológicas em células específicas chamadas células alvo. Estas células têm receptores específicos a essas fito hormonas ,localizados na membrana celular ou no hialoplasma .
As fito hormonas são substâncias orgânicas produzidas nas células vegetais , circulando normalmente nas plantas , e são eficazes mesmo em pequenas concentrações .Uma mesma hormona pode ter acção diversa , dependendo do órgão da planta onde se encontra, bem como da sua concentração e até se está acompanhada de outras hormonas.
Os principais grupos de fito hormonas são as auxinas , as citocianinas , as giberlinas , o etileno e o ácido abscisico (ABA). As auxinas são responsáveis pelos tropismos ( movimentos das plantas), pelo desenvolvimento dos frutos e pelo crescimento da raiz , caule, folhas e flores .As auxinas formam-se em tecidos chamados meristemas apicais. As citocianinas retardam o envelhecimento das plantas , estimulando a multiplicação celular. São produzidas na raiz e transportadas para toda a planta pelos vasos do xilema. As giberlinas actuam na floração e desenvolvimento dos frutos. O etileno, produzido em toda a planta, provoca o amadurecimento dos frutos e induz a abscisão das folhas. O ABA tem uma acção de iniciação e manutenção do estado de dormência das sementes e dos gomos de onde hão-de surgir os novos ramos e folhas . Tem também uma acção de fecho dos estomas nas folhas. Ao fecharem-se estes estomas , a fotossíntese e a respiração são reduzidas ao mínimo surgindo o estado de dormência da planta referido no início . Aproveitamos para esclarecer que dormina e ABA são a mesma hormona e também repetir que ela provoca resultados diferentes consoante o órgão onde está a actuar , sem esquecer a sua interacção com outras fito hormonas.
Quando a dormina está presente , diminui a quantidade de auxinas que, como dissemos atrás, produzem o crescimento de todos os tecidos vegetais por multiplicação celular. Com as auxinas em pequena quantidade a acção do etileno fica em evidência nas células do pecíolo das folhas .Por acção deste gás as paredes celulares rompem e assim o pecíolo rasga-se e as folhas caem.
Outro fenómeno curioso explica a razão pela qual as folhas, antes de caírem, mudam de cor. Voltemos a acção da dormina ; esta hormona ao induzir o fecho dos estomas reduz a possibilidade de fotossíntese e de se formarem cloroplastos , (organelos com clorofila ) que têm cor verde. Desta forma ficam em evidência os cromoplastos que co-existiam com aqueles e que tem cores várias desde o dourado ao castanho. À medida que os cloroplastos vão desaparecendo os cromoplastos ficam em evidência e a folha vai passando de verde , a castanho dourado e outras tonalidades , até que acaba por cair.

Sem comentários:

Arquivo do blogue