3.6.10

FOBOS

Se tudo correr como planeado, por volta de 2014, os cientistas terão em suas mãos amostras do solo de Fobos , uma lua ou satélite natural do planeta Marte. O projecto russo é tentar que uma sonda não tripulada pouse em Fobos, recolha amostras das rochas da sua superfície e as traga de volta à Terra.
Há muito que os cientistas consideram que as luas de Marte são um objectivo melhor que a nossa Lua ou o próprio planeta Marte para um estudo do sistema solar, dado que a sua fraca gravidade se torna um factor a favor das missões espaciais. A velocidade de escape de Fobos, isto é, a velocidade necessária para sair desta lua é de apenas 11 metros por segundo, mais ou menos 40 Km /hora. Tal facto facilita o pouso e descolagem e assim gasta-se muito pouco combustível.
Já foi apresentada aos jornalistas a broca perfuradora que deverá recolher as amostras do solo de Fobos, fabricada pelo Centro de Pesquisas Espaciais , na Polónia. É que se a baixa gravidade facilita o pouso e a descolagem, torna-se num “bico de obra” para fazer um furo em Fobos, pois pelo princípio físico da acção –repulsão , a força para furar será idêntica à que actuará sobre a nave em sentido contrário, tendendo a atirá-la para o espaço. Daí a dita broca que se chama Chomik, ter sido desenhada para se apoiar pouco na nave que a transporta e agarrar-se mais ao solo enquanto trabalha .
A missão terá início em Novembro de 2011,através de um foguetão Zenit que transportará a sonda e a broca e que atingirá a órbita de Marte onze meses depois. mas o pouso em Fobos só acontecerá em início de 2013. Espera-se que regresse à Terra em 2014 e que pouse no Cazaquistão.Afigura que a seguir inserimos mostra, de cima para baixo, o veículo de retorno com o módulo de descida e o módulo de cruzeiro em pouso e em órbita

Sem comentários:

Arquivo do blogue