7.6.10

Casas de Amsterdão

A pintura de Samuel van Hoogstraten que apresentamos , é um óleo de dois metros de altura, datado de 1662 que mostra como eram as casas na cidade holandesa de Amsterdão, caracterizadas pelo conforto e limpeza.
As vivendas eram relativamente estreitas , com fachadas de 9 metros de largura mas muito profundas, aproximadamente 60 metros, com quatro ou cinco andares , cujo acesso era feito por uma escada interior.
A pintura não mostra um palácio, mas sim uma habitação de uma família da classe média alta . Os diversos compartimentos desde o luminoso vestíbulo até à sala onde está um par de namorados e ao fundo uma possível sala de jantar, estão luxuosamente pavimentados , mobilados e decorados com pinturas e esculturas.

A limpeza, simbolizada pela escova ou esfregona , é o que se destaca no primeiro plano do quadro. Os estrangeiros do século XVII surpreendiam-se ante a mania holandesa pela limpeza chegando ao cúmulo de haver um manual para as donas de casa onde estava estipulado que às segundas e terças -feiras se deveria limpar o pó, às quartas esfregar e às sextas limpar a cozinha e a dispensa. Não sabemos o que estaria reservado para as quintas já que aos sábados se recebiam as visitas e aos Domingos era o dia do Senhor. Há quem afirme que o cão e gato representados no quadro mostram até que ponto os holandeses ,já naquela época, ensinavam os animais domésticos a fazer as suas necessidades fisiológicas em locais próprios nas traseiras das habitações.
Façamos votos que do século XVII para o século XXI os holandeses não tenham mudado de ideias.





1 comentário:

Ana Ramon disse...

Olá Amigo. Visitar este seu blogue é sempre uma enorme surpresa perante a diversidade temática e com tantos assuntos imensamente interessantes.
Obrigada pelas palavras que deixou depois da apresentação do livro do Mário. Mas era uma dívida que eu tinha para com ele, para mais sabendo que era uma coisa que mais prazer lhe daria... como deu.
Pensava que me iria encontrar consigo em Benavente mas tal não aconteceu.. talvez para a próxima, num lançamento de outro livro que acho que deveria ser feito apenas com os textos técnicos e publicados na QSP :)
Espero que tudo corra bem consigo.
Um abraço

Arquivo do blogue