31.5.10

A RÁDIO DIGITAL



Quem escuta uma estação de rádio, muitas vezes não se apercebe da grande evolução que este meio de comunicação sofreu nos últimos vinte anos. É vulgar termos as nossas estações de rádio favoritas, normalmente em FM, aquelas que programamos no rádio do carro e que escutamos enquanto vamos para o trabalho ou quando damos uma volta pela cidade. No entanto, quando se viaja para longe da emissora de rádio preferida, o sinal vai desaparecendo até virar apenas ruído. A maioria dos sinais de rádio FM alcança apenas uns cinquenta quilómetros a partir da antena. Do que acabamos de dizer resulta que em viagens longas, nas quais passamos por cidades diferentes, temos de mudar de estação a não ser que se esteja sintonizado numa emissora de âmbito nacional que tenha espalhados pelo país vários repetidores e que o rádio do carro tenha um sistema automático que os vá detectando e sintonizando ,isto é, um sistema (RDS) Agora imagine uma estação de rádio que pudesse transmitir sinais a milhares de quilómetros de distância e que chegassem até ao rádio do seu carro completamente limpos.
A XM Satellite Radio e a Sirius Satellite Radio nos Estados Unidos já lançaram um serviço deste tipo. É a rádio digital, também conhecida como rádio satélite, oferecendo música ininterrupta, próxima da qualidade de CD, e vinda do espaço. No entanto não é absolutamente necessário que ela venha de um satélite; pode ser oriunda de uma antena terrestre.

As empresas que usam rádio digital têm comparado a importância dos seus serviços ao impacto que a TV a cabo teve na televisão . A rádio digital permite, além de vários programas musicais distintos serem emitidos por um mesmo emissor , enviar simultaneamente também outros dados, como informações especializadas, GPS, etc.
Tentemos explicar melhor imaginando , por exemplo, uma ouvinte de nome Sofia daqui a dez anos :
. De manhã, o alarme do seu Rádio Digital acorda-a com música da sua rádio local favorita. Carrega no botão "boletim meteorológico" do seu rádio e este transmite, cortando a música, o mais recente boletim dos respectivos serviços. Empregada por uma grande empresa, Sofia trabalha a partir de sua casa, mas hoje tinha uma reunião marcada às 9 horas no centro da cidade. Para preparar a reunião, senta-se ao computador . Logo que começa a trabalhar clica no ícone de rádio no ecrã. Está sintonizado para a estação que ela mais gosta e a música, com qualidade CD, faz o ambiente enquanto ela começa a pesquisa. Às 8.30, Sofia entra para o seu carro, talvez eléctrico, e pergunta ao computador de bordo qual o melhor caminho para os escritórios da empresa. O computador está actualizado em tempo real com informação do trânsito enviada por uma rádio local. Com confiança, é aconselhada a seguir um percurso alternativo. Enquanto se aproxima do edifício, ela vê e revê o lugar para estacionar o automóvel – o parque mais próximo do edifício está cheio, mas existe um lugar no quarteirão seguinte. De novo, a informação em tempo real é fornecida via Rádio Digital. Quando Sofia regressa da reunião , liga o auto-rádio, para escutar música mas estando com fome e escutando um anúncio de um restaurante carrega no botão mais informações que lhe mostra o nome e endereço do restaurante no ecrã de cristais líquidos, bem como o menu do dia.
Agora que demos uma curta ideia das possibilidades da rádio digital vejamos outros aspectos ,como o que é o sistema DAB , já usado em Portugal. DAB é a sigla para “Digital Audio Broadcasting”, ou seja, a emissão digital do sinal analógico de áudio, tal como o conhecemos actualmente como meio de comunicação utilizando a FM (frequência modulada) ou a AM (amplitude modulada) . Mas como é que isto tudo funciona ?
A recepção de sinais analógicos da rádio convencional pode ser prejudicada pelas condições atmosféricas ou pode também ser interrompida nos vales profundos do terreno, em túneis ou proximidade de edifícios altos – especialmente nas cidades. Neste último caso o tipo de interferência no FM é provocado por “harmónicas”.resultantes do reflexo do sinal nos edifícios .(É o conhecido caso dos fantasmas na televisão ) O DAB evita este problema enviando uma série de bits que podem ser reconhecidos mesmo na presença de interferência. Essa interferência é praticamente ignorada pelos receptores DAB com a ajuda de um sistema chamado COFDM. (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplex”). Este sistema usa uma relação matemática precisa para dividir o sinal rádio tanto por 1536 diferentes frequências condutoras como pelo seu atraso temporal. Isto faz com que, mesmo que alguns sinais sejam afectados por interferência ou o sinal seja perdido por um pequeno período, o receptor é capaz de o recuperar e reconstruir perfeitamente. O COFDM também permite que a mesma frequência seja usada por uma vasta área. Isto significa que não é necessário estar sempre a sintonizar a rádio quando se viaja de carro.
Nos nossos dias, as rádios nacionais, como a Antena 1 , a Rádio Comercial, e a Rádio Renascença utilizam até 20 frequências diferentes para serem escutadas em todo o país e o sistema RDS o que apenas faz é escolher automaticamente a frequência mais forte ,dando a sensação de que continuamos na frequência inicial, quando isso não é verdade. Com o DAB a mesma frequência é utilizada em todos os retransmissores ao longo do país e, em áreas de sobreposição, os sinais reforçam o sinal total recebido. Isto é uma maneira inteligente de utilizar o que antes era considerada uma interferência, como uma vantagem.
O som límpido e cristalino que o DAB produz é criado por uma compressão de som altamente eficiente, conhecida por MUSICAM que funciona deitando fora os sons que não são detectáveis pelo ouvido humano. Este sistema é semelhante à forma como os ficheiros de som são gravados num computador. Até agora apenas um simples texto pode ser associado à emissão FM e que resulta num RDS que mostra o nome da estação e permite a sintonia automática para o sinal mais forte e informação de trânsito.
O espectro adicional que o DAB oferece vai fazer que o RDS pareça básico. A BBC já está a utilizar um software que permite enviar para um ecrã LCD ligado ao receptor DAB o nome da música, artista e mesmo o nome do álbum
Várias ideias surgiram para utilização da componente de dados do DAB. Uma ideia é uma versão radiofónica de teletexto com melhores gráficos, outra ideia é permitir o download de ficheiros áudio e vídeo que seriam gravados em memória para ver mais tarde. Possíveis ficheiros seriam informação de trânsito, resultados desportivos ou meteorologia.
Em Portugal o panorama não tem evoluído muito nos últimos anos. Foi dada à RDP a função de gestão da rede Nacional de DAB em Portugal tendo sido atribuída uma frequência nacional, no canal 12B de VHF, nos 225,648 MHz. Desde 1998 que Portugal usufrui de rádio digital. O sistema Digital Audio Broadcast (DAB) foi o escolhido, mas passados doze anos tudo continua na mesma: a única estação a transmitir em digital continua a ser a RDP e os ouvintes que a escutam em DAB não serão muitos, porque um receptor ainda é caro e não se encontram no mercado. Além do mais os mesmos programas poderem ser escutados simultaneamente em qualquer receptor de FM, sem que se note diferença de qualidade sonora, o que leva a não procurar receptores DAB. .Os ensaios com a rádio digital sucedem-se por essa Europa fora, mas as experiências não têm tido os melhores resultados, havendo, inclusive, alguns países que têm abandonado as emissões em DAB sendo a única excepção a Inglaterra.A verdade é que o DAB não apresenta, como dissemos, muitas vantagens sonoras em relação à FM. O argumento esgrimido de um relativo melhor som tem sido rebatido na prática, com muitos ouvintes a afirmar que a rádio é essencialmente áudio, e num carro - o local onde, hoje em dia, a rádio é mais escutada - é o essencial. Tudo o resto - os serviços que o DAB pode oferecer em paralelo com o áudio - pode levar a uma desatenção por parte do condutor e colocar em perigo a segurança rodoviária.
Não podemos esquecer ou confundir que a quase totalidade das rádios locais emite programas digitais através da internet, para serem escutadas num PC em qualquer ponto do globo , mas isto não é a emissão em DAB de que estávamos a falar.
(texto compilado a partir de vários sites acessiveis na internet tais como: Depart.Engenharia Informática da UC; Rádio digital de Rui Melo ; www.gmcs.pt ; www.aminharadio)

Sem comentários:

Arquivo do blogue