14.3.09

CASTELO DE GUIMARÃES


Local embrionário dos ideais da independência de Portugal, este castelo tem prestígio e honra a que se acrescenta beleza arquitectural e paisagística . Embora não haja documentação comprovativa , nele se diz ter nascido D. Afonso Henriques , o infante que a si mesmo se armou cavaleiro. A história deste castelo deve remontar a dois séculos antes do nascimento de D.Afonso Henriques, quando a condessa Mumadona , viúva do senhor de Vimaranes, ali fez a fundação de um mosteiro para nele poder professar após a viuvez. Porém, o século X não permitia a paz nestas terras já que sarracenos e bárbaros assolavam os indefesos povoados para destruir, saquear e arranjar escravos ; os muçulmanos vinham do sul e os vikings, que eram marinheiros, subiam os rios com o mesmo propósito. Perante estes ataques ,Mumadona apressa a construção de uma defesa para o mosteiro e camponeses e assim , no outeiro do monte Latite, foi erguida uma simples torre e uma não menos precária muralha que já servia de protecção.
O conde D. Henrique e a sua mulher D. Teresa que embora filha de Afonso VI de Leão , desejavam a independência do récem criado Condado Portucalense, decidem ir morar para Guimarães (Vimaranes), sendo a primitiva torre defensiva ampliada e robustecidas as muralhas. Muitos anos depois, novas obras são realizadas por D. Diniz e D.João I, sendo hoje ainda visíveis as marcas da alcáçova do século XIV que ocupava dois pisos, bem como as amplas janelas para o exterior e duas lareiras.(ver foto 2) Três robustas torres se distribuem pelas muralhas bem como torreões de protecção ás portas que foram abertas na cerca. Acima de todas elas a torre de menagem de planta quadrada,forte e com frestas (foto 1). Largos e seguros ardaves ao longo dos parapeitos de ameias pentagonais unem torres e cubelos. O castelo era maior mas , no século XIX , a Câmara Municipal mandou destruir parte da muralha exterior, utilizando a pedra em obras locais, chegando ao cúmulo de ,em 1836, um vereador propor a destruição total do castelo e usar a pedra em obras de pavimentação das ruas. O bom senso ganhou por um voto e por isso hoje podemos apreciar , com orgulho, este castelo. Em oposição ás ideias do século XIX , ao governo de Salazar se deve a reconstrução da quase totalidade dos castelos que se encontravam ao abandono e degradados pelo roubo de pedra aparelhada para construções particulares, fazendo lembrar a destruição do Coliseu romano para edificar palácios. A obra de recuperação geral dos castelos pelo Estado Novo inseria-se nas comemorações do 4º centenário da reconquista da independência de Portugal que, como é sabido ,ocorreu em 1 de Dezembro de 1640.

1 comentário:

Ana Ramon disse...

Mais uma interessante história agora sobre o Castelo de Guimarães e suas gentes. Há pouco ouvi dizer na televisão que se estava a ponderar a hipótese do D. Afonso Henriques não ter nascido em Guimarães mas não sei em que se baseavam para retomar esse estudo.
Vamos a ver no que é que vai dar.
Um beijinho e parabéns por este seu excelente trabalho

Arquivo do blogue