12.5.08

NAZCA

A propósito dos temas publicados sob a etiqueta "Enigmas da antiguidade", alguém me perguntava se estávamos sós no Universo ou se aquelas obras se deviam a seres de outros planetas. Á pergunta respondi com um talvez sim, talvez não, resolvendo colocar mais um enigma no blog. Se observarmos a fotografia aérea que abaixo reproduzimos, vemos um gigantesco pássaro, destacando-se no solo escuro do topo plano de uma montanha, próximo de Nasca, no Perú.

As linhas que formam a figura tem alguns quilómetros de comprimento e seguem a direito. Quem teria criado , há milhares de anos, estes desenhos misteriosos, cujas imagens só podem ser vistas do ar ? São aranhas , macacos, colibris, peixes, lagartos , o que se encontra desenhado num solo pobre de vegetação, nesta zona Peruana com a extensão de quinhentos quilómetros quadrados. O macaco desenhado no solo tem 145 m e só se pode ver do ar, não havendo qualquer elevação nas redondezas para o observar, bem como no caso das outras figuras.

Para além das imagens de animais, surgem desenhos geométricos em grande número, fazendo lembrar as pistas de aterragem de um aeroporto. Alguns investigadores, entre eles Maria Reich (1903-1998) que estudou durante décadas estes desenhos, pensam que as várias linhas e figuras de Nazca remetem para pontos onde os astros apareciam e desapareciam no horizonte. A idade destes desenhos deve situar-se a algumas centenas de anos antes da era cristã e, para serem realizados, foram movimentadas toneladas de pedras.


SERÁ QUE OS INCAS SABIAM VOAR ? Se observarmos pinturas feitas em cerâmica da cultura Nazca,vemos objectos que parecem balões de ar quente e talvez fosse este o processo que eles tinham para enviar os chefes tribais defuntos para o Sol, conforme rezam as lendas. E que material usavam para fazer os balões ? Também parece haver resposta: foram encontrados tecidos em túmulos, cuja densidade, leveza e resistência á ruptura chegam a ultrapassar os materiais modernos usados no balonismo. Se os Incas sabiam voar, os criadores dos desenhos gigantescos podiam vigiar a execução rigorosa das linhas e figuras. Até este momento, estou na posição dos que acreditam que estamos sós no Universo como seres humanos, o que não invalida a possível existência de outras inteligências não humanas. Alguns arqueólogos e estudiosos da inteligência extra-terrestre afirmam o seguinte: " Astronautas extra-terrestres construíram duas pistas de aterragem, na planície não povoada de Nazca, para aí fazer descer as suas naves espaciais. Após a partida dos "deuses" para os mundos estelares, as tribus da época pré-inca que ansiavam pelo regresso desses deuses, construiram novas linhas e figuras que evocariam a memória dos visitantes cósmicos . Também alguns desenhos parecem ser uma mensagem em código binário, ou um sistema visual de aproximação de voo." Por mim,é mais um enigma da antiguidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde
É bom aprender estas coisas...

Falando em extra-terrestres,que tal um pouquinho sobre OVNIS?

Agradeço

Obrigado

Anónimo disse...

Olá ! Achei interessante este site.Vou reencaminhar para os meus amigos. Um beijo.

Anónimo disse...

Resposta ao ANONIMO Obrigado por ler este singelo blog.Um dia destes faço-lhe a vontade e falo de OVNIS.

Arquivo do blogue