2.3.08

O AUTOMÓVEL

O AUTOMÓVEL
Qualquer veículo que se mova pelos seus próprios meios pode chamar-se automóvel. mas este nosso apontamento vai incidir apenas nos que servem para transportar passageiros. A história tem início quando o Homem pensou em substituir a tracção animal por outra do tipo mecânico , como é o caso de Nicolas Cugnot, na França de Napoleão, ao utilizar um motor a vapor para movimentar peças de artilharia. No entanto, só se começou a pensar a sério no assunto, a quando da descoberta do motor de explosão interna.Este deve-se a Karl Benz ,cidadão alemão que o construiu em 1885. As primeiras viaturas eram autênticas carroças e carruagens de cavalos,com a diferença de serem movidas por um motor. Um dos primeiros entusiastas destas máquinas foi Gottlieb Daimler,daí que haja viaturas com o seu nome. O fabrico destas primeiras viaturas era artesanal e só em 1906 é que Henry Ford inventa a linha de montagem, para fabrico em série.Da época artesanal mostramos o triciclo de Benz de 1885 e o Benz de 1895.

Ao longo dos anos, estes veículos foram melhorando tecnicamente com a introdução do travão de mão, da caixa de velocidades e do volante na direcção. Se observarmos as fotos, veremos que de início era uma corrente,como as das bicicletas, que ligava o motor ao rodado e não existia volante ,mas sim uma espécie de timão. Estes veículos eram tão perigosos que uma lei inglesa obrigava a que eles circulassem antecedidos por um homem a pé com uma bandeira vermelha e tocando uma corneta .Olhamdo,á primeira vista, para para estas peças de museu, o que parece estar em exposição é uma carruagem de cavalos . Não nos podemos esquecer que os construtores eram muitas vezes os mesmos. Uma dezena de anos teria de se esperar, até que este aspecto desaparecesse e surgisse um veículo que já não se confundisse com um carro de cavalos. Henry Ford ,com a construção da primeira linha de montagem e fabrico em série, cria o célebre FORD T, de que se venderam 15 milhões de unidades entre os anos de 1908 e 1927. (ver foto abaixo)

O primeiro veículo automóvel a chegar a Portugal foi um Panhard Levassor, importado de Paris pelo Conde de Avilez ,em 1895. Na alfândega de Lisboa não souberam como classificar este veículo para efeitos tributários e, por isso ,registaram-no como máquina agrícola. Na sua primeira viagem de Lisboa ao Cacém atropelou um burro e tal facto ficou na história como o primeiro acidente com um automóvel .

Compare-se esta foto de um Panhard Levassor (1890) mesmo com automóveis da década de 1930 e veja-se a diferença . Se atentarmos na matrícula, são carros que circularam em Portugal.


Matrícula AA-00-03 leva-nos a supor ter sido o terceiro a possuir chapa de matrícula. Está em museu mas ainda funciona.


Alguns veículos do séc XX tornaram-se célebres ,mesmo antes da 2ª guerra mundial ,como é o caso do Volkswagen ( carro do povo em alemão ) da autoria de Ferdinand Porsh a solicitação de Adolf Hitler ,que o utilizou com fins militares e de propaganda política.

Adolf Hitler,na sua propaganda ,afirmava que qualquer trabalhador poderia vir a ter uma destas viaturas e havia até uma caderneta com selos de prestações e prémios de produção laboral, para o adquirir. Esta viatura de 1938 era descapotável,possuia motor traseiro de 986 c.c., refrigerado a ar,26 cavalos de potência e atingia 90 Kms/h. Consumia 7 litros de gasolina aos 100 Kms, numa época em que era normal o consumo de 12 litros .
A partir deste momento, a história do automóvel torna-se difícil de contar já que os construtores industriais são muitos e os modelos apresentados, vários e para todos os gostos. Optaremos assim por referir apenas alguns , sem que isto represente algum desprimor para os omitidos.»»»» Em 1903,Henry Ford construiu o modelo A,ainda de fabrico artesanal e que era ,como a figura documenta,um autêntico caixote com rodas.

Mas Ford estava determinado a construir um carro simples,confiável e acessível ,que o trabalhador comum americano pudesse comprar.Surgiu então o célebre modelo T, saído de uma linha de montagem. As fotografias seguintes mostram modelos de 1932,1964 de 2008 da Ford

De igual modo é conhecida entre nós a marca Mercedes Benz cuja firma foi criada em 1924 e é o resultado da fusão da Benz com a Daimler, para estimular a economia alemã após a 1ª Guerra Mundial, fusão esta que durou até ao ano 2000.Mostramos quatro belíssimos modelos desde o ano 1957 até hoje.

Em França ,fundada em 1919 por André Citroen,temos a Citroen que se encontra hoje ligada á Peugeot, outra conhecida marca francesa.Mostraremos alguns modelos famosos daquela marca, como é o caso da célebre "arrastadeira",viatura bastante baixa que a fábrica garantia ser muito difícil capotar.( O modelo é dos anos 40/50) . O mais simples e barato carro da Citroen,destinado aos agricultores e preparado para as esburacadas estradas agrícolas em terra, foi o " dois cavalos". No início trazia apenas um farol e um conta quilómetros e era extremamente leve.


Este dois cavalos da fotografia é recente, mas mantém no essencial as linhas do modêlo original,pois teve que se adaptar ás exigências do trânsito citadino. Outros modelos que deram brado foram o "boca de sapo" de suspensão hidráulica, surgido em1967, bem como o BX de 1991 e o C5 de 2003

A "joia da coroa " do mundo do automóvel está na Rolls-Royce fundada em 1906.Tornou-se famosa pelo fabrico de motores de avião e de carros de extremo luxo e fabrico cuidado. Tudo neste carro revela classe ; o luxo e extras do interior,o silencioso motor e o abafado som emitido pelo fechar das portas, são algumas das suas grandes virtudes. Pode ser fabricado por encomenda, com as características solicitadas pelo comprador,podendo os cromados ser substituídos por ouro ou prata ou outras excentricidades. Poucos são de série , blindados ou não, e o seu custo elevadíssimo.Em caso de hipotética avaria só podem ser reparados na fábrica e, ao que consta, gratuitamente. Actualmente a Rolls-Royce foi adquirida pela BMW.São viaturas usadas pelos chefes de estado e milionários. Mostramos o primeiro modelo(1906) e outro de 1959.

Descendo novamente á terra ,que é como quem diz, aos carros do comum mortal, temos em Itália a Fiat ( fábrica italiana de automóveis de Turim),fundada em 1899. Hoje o GRUPO FIAT é constituído pela Ferrari,AlfaRomeo,Lância, Maserati,Iveco e outros. No início do séc XX fabricou, para além de automóveis, ambulâncias, metralhadoras,motores para aviões e submarinos . Dos seus modelos utilitários mostramos veículos citadinos de pequeno porte e fácil estacionamento, que fazem a delícia dos coleccionadores.












(Um Fiat do século XXI)


Nos nossos dias já não é só a Europa e América a fabricar automóveis. O Japão e Coreia do Sul são grandes construtores possuindo mais do que uma marca. Com a globalização e fusão de empresas os modelos são muito semelhantes e têm componentes que pouco,ou nada, diferem entre marcas. No que se refere ao combustível usado e atendendo ao preço crescente da gasolina e do diesel, começaram a circular automóveis com motores a álcool,gás natural, hidrogénio e bio-diesel. Recentemente surgiram os carros híbridos que usam um motor de combustão e outro eléctrico. Há três tipos de motorização híbrida :1º--- o motor de explosão é responsável pela locomoção e o eléctrico com corrente de bateria, um auxiliar extra. É usado em veículos de pequeno porte. 2 º---O motor eléctrico é responsável pela locomoção ,sendo que o de combustão apenas serve para carregar as baterias . 3º....Há um sistema que é a combinação em paralelo dos dois anteriores .


Para além desta evolução dos motores os construtores dos carros actuais apostaram na segurança com os" air-bags " e estruras deformáveis que absorvem o impacto do choque,bem como sistemas de travagem sem bloqueio de rodas e até sistemas de correcção de direcção e inclinação nas curvas . Hoje em dia a evolução do automóvel é tão rápida que todos os anos há modelos novos . Longe vão os tempos em que os modelos duravam décadas,com muito poucas variações como foi o caso do "carocha" da VW,o dois cavalos ,ou a "arrastadeira". Talves no futuro tenhamos automóveis movidos a energia solar e guiados por computador, sem necessidade de condutor,pois os protótipos já existem nas universidades.

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1 comentário:

Anónimo disse...

A historia do automóvel não me é de todo estranha, pois tento acompanhar a evolução. Porem, aparece sempre algo desconhecido. Adorei.

JC

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