7.3.08

ORIGEM DE PORTUGAL E DAS SUAS GENTES
A Península Ibérica,onde se localiza Portugal, já era povoada por Neandertais há 500.000 anos, sendo estes os antecessores do Homem moderno. Também está provado que há 10.000 anos a península era habitada por um povo, diferente de qualquer outro conhecido, a que os historiadores denominaram de Iberos . Milhares de anos depois (700 A.C.) chegaram ao território os Celtas de origem indo-europeia. Do cruzamento lento entre iberos e celtas ,surgem os Celtiberos, povo heterogéneo dividido em dezenas de grupos de que destacamos os Lusitanos, os Galaicos e os Cónios. Nas zonas do litoral havia pequenas feitorias de Gregos,Fenícios e Cartagineses que pouco contribuíram para modificar a população dos Celtiberos. No séc.III antes de Cristo, os Romanos invadem a Península Ibérica, na luta que mantinham contra Cartago, e aqui fundam duas grandes províncias romanas.

A ocupação romana foi combatida por Viriato, chefe dos Lusitanos. Perito em táctica de guerrilha,Viriato lutou contra os Romanos nas zonas de montanha (área de Viseu) até ser assassinado por três companheiros que se venderam aos romanos, no ano de 140 A.C: . Após a morte de Viriato um general romano,de nome Sertório, comanda os Lusitanos na luta contra Roma, de tal forma que a ocupação total da província pelos romanos , e relativa pacificação, só se vem a dar no tempo do imperador Augusto .Os Romanos pouco se cruzaram com as populações locais, mas deixaram um importante legado cultural de que salientamos a língua,o direito administrativo e as vias de comunicação (estradas) Foi também durante a ocupação Romana que o Cristianismo chegou á Península,trazido pelos escravos e soldados,facto este que irá ter consequências mais tarde. No ano 409 DC povos bárbaros do norte da Europa (Suevos,Vàndalos e Alanos) invadem a região então designada por HISPANIA,dividindo-a entre si . Pouco depois chegam os Visigodos,apoiados por Roma, para combater os anteriores invasores. De todos estes povos,os Suevos e Visigodos,foram os que por cá permaneceram mais tempo e se cruzaram com as populações locais. Os Suevos estabelecem a sua capital em Bràcara Augusta (Braga) e os Visigodos inatalam-se a norte do rio Minho,criando aí o seu reino. No ano de 585 DC o rei visigodo Leovigildo toma Brácara (Braga) e anexa o reino Suevo .Quase toda a Península fica unificada sob o Reino Visigodo embora a sua estabilidade fosse sempre difícil ,por razões religiosas e dinásticas.Após a morte de Leovigildo as lutas reacendem-se resultando a desagregação do reino em vários. Em 711 DC a Península Ibérica é invadida pelos Mulçumanos( árabes e berberes)de religião islâmica que ocupam vasta zona e aqui permanecem durante 500 anos.

A única região que resistiu aos Mulçumanos foi a das Astúrias ,com Pelágio a iniciar o movimento de reconquista cristã, no ano 718. Este movimento de reconquista até á victória final só terminou séculos depois com a tomada de Granada,no ano de 1492. Esta lenta reconquista foi originando vários reinos. O reino das Astúrias deu lugar aos de Leão e Castela e mais tarde aos de Navarra,Aragão e Galiza. Em 1095,ainda na reconquista cristã, Afonso VI de Leão e Castela entrega ao seu genro D. Henrique o governo dos territórios entre os rios Douro e Minho (Condado PORTUCALENSE) e também os de entre Douro e Mondego (Condado de COIMBRA), o primeiro fundado em 868 por Vímara Peres e o segundo formado em 871 . A morte do Conde D.Henrique(1112) leva a que fique regente destes dois condados a viúva D. Teresa,durante a menoridade de seu filho D. Afonso Henriques.

Com 14 anos Afonso Henriques arma-se cavaleiro e passa a viver em Coimbra (1125). Revoltado contra os nobres galegos que queriam tomar conta do Condado Portucalense vence as tropas da Regente,sua mãe, na batalha de S. Mamede ( 1128 ) e assume o comando do Condado, transformando-o num principado independente de Leão e Castela. Afonso Henriques enquanto resiste a Afonso VII de Leão e Castela ,vai guerreando os mouros a sul de Coimbra. Após a batalha de Ourique (1139) em que derrota os muçulmanos,declara-se rei. Nascia assim o Reino de Portugal cuja capital era Coimbra. O Reino vai-se alargando para sul, nma primeira fase até Lisboa,que também conquista aos mouros. (ver mapa acima).Esta visão resumida da origem de PORTUGAL tem de ser complementada com a origem da população.

Recordemos então que temos sangue Celtibero (lusitanos),Galaico,Visigodo e Suevo. Um pouco menos de Grego,Fenício,Cartaginês,Vândalo e Alano, e um pouco mais,para sul,de berberes do norte de África. Após a época dos Descobrimentos a população do Reino de Portugal cruza-se com povos de Àfrica,Índia e Timor, sendo a mistura mais visível nesses territórios. Após o fim do ciclo colonial(1975) alguma dessa população transferiu-se para Portugal, o mesmo acontecendo com emigrantes de leste, com a queda da União Soviética. Até há pouco tempo viviam no nosso país 550.000 imigrantes, a maioria vinda do Brasil (66.700),seguida de Ucranianos(65.800) e de Cabo Verde (64.300), mas não podemos esquecer os oriundos da Moldávia,Roménia,Guiné-Bissau,Angola ,Moçambique,Timor e Rússia.Por naturalização muitos já fazem parte da população portuguesa, mas não podemos esquecer os seus descendentes que aqui nasceram. Da mesma maneira que a população portuguesa se foi espalhando pelo mundo está agora a receber novo material genético com os que cá se vieram fixar, daí que terminemos este apontamento com uma fotografia ilustrativa da actual população do nosso País.


Sem comentários:

Arquivo do blogue