17.1.08






O FIM DOS DINOSSAUROS

Há 65 milhões de anos, um asteroide colidiu com o nosso planeta, extinguiu os dinossauros e mudou o rumo da evolução animal e vegetal. Calcula-se que esse asteroide com cerca de 10 kms de diâmetro, viajando á velocidade de 72.000 Km/h ,terá embatido onde hoje se situa o golfo do México,abrindo uma cratera de 40 kms de profundidade,fazendo saltar rochas com tal força que algumas entraram em órbita e gerando uma onda de calor de 24.ooo graus,cinco vezes mais que a temperatura á superfície do Sol. Numa fracção de segundo,este acontecimento desencadeou uma devastação sem precedentes com um impacto equivalente a 100 milhões de bombas atómicas
Terramotos,maremotos,vulcanismo,incêndios ,tudo surgiu em escala gigantesca , dando origem a alterações ambientais durante séculos . A poeira levantada pelo impacto impediu,durante meses , a passagem da luz solar provocando o arrefecimento do planeta á superfície. Sem poder fazer fotossíntese as plantas morreram o que ,juntamente com o frio, levou á extinção dos grandes répteis herbívoros e depois aos carnívoros por falta daqueles que lhe serviam de alimento.. A combinação das catástrofes lançou grande quantidade de vapor de água e de dióxido de carbono na atmosfera, causando um enorme efeito de estufa,logo temperaturas mais elevadas,obrigando as espécies que tinham escapado aos séculos de frio a novas adaptações evolutivas . Por outro lado ,o calor atmosférico ionizou moléculas de azoto e oxigénio que se combinaram com o hidrogénio do vapor de água, formando ácido nítrico, o que deu origem a chuvas ácidas torrenciais, alterando ainda mais a vida na Terra.
Como já dissemos, o frio e a falta de alimento levaram á morte dos grandes répteis,até aí senhores do planeta, salvando-se no entanto os pequenos animais como o Paleopsilopterus (arborícola com 200 gramas de pêso que se alimentava de fibras vegetais e de invertebrados ) ou o Paleorytes (mamífero que pesava apenas 2 gramas ). O tamanho ajudou-os a sobreviver , tal como muitos outros que deixaram de ter predadores podendo assim ocupar os ecossistemas deixados livres.
Após alguns séculos, o sol voltou a brilhar sobre a Terra, o aquecimento global foi amenizado quando as novas florestas absorveram o dióxido de carbono do ar que provocava o efeito de estufa, a temperatura estabilizou e a vida voltou a proliferar no nosso planeta . Mas a Terra mudara pois metade das espécies animais e vegetais tinham desaparecido, o mesmo acontecendo nos mares devido á sua acidez.
Há no entanto ,entre nós, herdeiros directos dos dinossauros e são eles as aves,que já existiam há 65 milhões de anos, quase sendo extintas pelo impacto .Como algumas dessas espécies escaparam aí as temos hoje como recordação da era remota dos grandes répteis .
Uma pergunta pode agora ocorrer : Como se sabe que foi um asteroide que provocou tal hecatombe ? É que todas as camadas geológicas com a idade de 65 Ma possuem grande quantidade de irídio , elemento muito raro no noso planeta, mas abundante nos corpos celestes, logo este iridio terá vindo de um corpo celeste que chocou com a Terra, fosse ele um cometa ou um meteoro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue