22.1.08

A LUZ VISÍVEL




Damos conta do que nos rodeia através da vista ,da audição,do olfacto,do tacto e do paladar , mas 90% da informação entra-nos pelos olhos sob a forma de luz. Mas que será a luz ? Na forma como a conhecemos é um conjunto de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível, ou de uma maneira mais rebuscada, uma radiação electro-magnética que se situa entre os infra-vermelhos e os ultravioletas. Mas por que fazemos esta balizagem? É que aquilo que os nossos olhos captam é apenas uma ínfima parte do espectro electro-magnético, a chamada luz visível. Devido ao facto da luz ter propriedades de uma onda e de uma partícula energética vibratória, dizemos que é uma onda-partícula.

As três grandezas físicas básicas da luz são: brilho(amplitude da onda),cor(frequência da onda) e polarização ( ângulo de vibração da partícula). Dissemos atrás que a luz captada pelos nossos olhos era apenas uma pequena parte do espectro electro-magnético e isto porque o referido espectro vai desde as ondas de rádio, com comprimento de milhares de metros, até aos raios gama,cujo comprimento de onda é de milionésimas de milímetro. Se observarmos o gráfico junto, teremos uma ideia do que afirmamos .Há pois muita "luz" que os nossos olhos não captam, mas como o tema é a luz visível dela vamos desvendar um pouco da sua história. Um jovem cientista do século VII ,chamado Isaac Newton desejava saber por que as fôlhas são verdes,o céu azul, a neve branca e o girassol amarelo. Na sua época os cientistas diziam que as cores eram o resultado de uma mistura de luz e escuridão em percentagens diferentes. O vermelho seria 99% de luz e 1% de escuridão enquanto o azul baço seria 99% de escuridão e 1% de luz. As outras cores seriam o resultado das diferentes combinações destes dois factores, explicação esta que não convencia Newton.

Naquele tempo usava-se um prisma de quartzo para estudar as cores : um raio de luz entrava no prisma e projectava ,numa tela branca, um arco-iris. As cores projectadas faziam parte da luz ou estariam armazenadas no prisma ? Para o saber Newton realizou a seguinte experiência :Na tela onde era projectado o arco-iris produzido por um raio de sol que passava por um prisma, foi aberto um pequeno orifício por forma a só deixar passar a luz verde desse arco-iris. De seguida essa luz verde passava por um outro prisma que a projectava numa segunda tela. Quando se esperava ver novo novo arco-iris, observou-se apenas luz verde. Concluíu-se ,assim, que as cores não eram dadas pelo prisma , mas estavam contidas na luz solar. A luz branca é uma mistura de cores que o prisma consegue separar. Este conceito foi reformulado quando se descobriu que a luz era um conjunto de ondas electromagnéticas e passou-se a dizer que as cores não são mais que comprimentos de onda diferentes da luz visível.

Os comprimentos de onda que os nossos olhos não captam, podem ser assim esquematizados : Ondas de rádio , cujo comprimento de onda vai desde os quilómetros aos milímetros, e onde se encontram as emissões das rádios,os telemóveis e os fornos micro-ondas. Infravermelhos,com compimentos de onda de milésimos de milímetro ,com aplicação médica, mas também nos comandos dos televisores, na abertura automática de portas, na visão nocturna,etc. Com comprimentos de onda ainda muito mais pequenos surgem os ultravioleta,os raios X e os raios gama como se pode ver pela primeira foto do texto. A finalizar diremos que quanto menor é o comprimento ,maior é a frequência de oscilação e também o seu poder destruidor para a vida, por serem mais energéticos, daí que não seja benéfico para a saúde a exposição prolongada aos ultravioletas que nos chegam do Sol e que já não são filtrados por causa do célebre buraco do ozono. De igual forma o número de radiografias tiradas influi na nossa saúde e não é por acaso que os técnicos de radiologia operam os aparelhos á distância. Os raios X mais energéticos são utilizados para destruir células de tumores cancerígenos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue