10.1.08

ENIGMAS DA ANTIGUIDADE

No meio de uma vasta planície no sul de Inglaterra uma enorme e solitária construção de pedra designada pelo nome de STONEHENGE atrai tanto turistas como cientistas e embora se editem imensas explicações para a sua sua existência ,ninguém ainda conseguiu uma ,verdadeiramente credível.. Terá sido um observatório astronómico,um templo, ou um presente de extra-terrestres?. Pouco se sabe desta imensa construção de pedra não aparelhada,semelhante aos dólmens ,que os arqueólogos estimam em 5.000 anos, muito mais antiga que as pirâmides do Egipto .Pesquisas realisadas segundo o método moderno de datação pelo carbono radioactivo,confirmaram a grande idade deste megalito. No decurso dessas investigações foi também possível distinguir a existência de diversas fases de construção. A primeira fase de construção remonta a 3.000 anos antes de Cristo,altura em que foi erguido um talude circular e uma vala com 56 buracos . Esse conjunto representava a entrada para o local. Por volta de 2100 AC esta área de acesso sofreu modificações. Vieram blocos de pedra dos montes Preseli ,a 400 Kms de distância, blocos esses que foram dispostos em redor de dois círculos concêntricos no interior do talude. Numa terceira fase continuaram a ser trazidos blocos de pedra para o local. Esta pedra foi usada para dar forma aos trilitos, conjuntos de três pedras.Cerca de 1900 AC o centro deste local sagrado passou a ser assinalado por um conjunto de cinco trilitos dispostos em ferradura. Em seu redor criaram um anel de pedra constituído por 30 monólitos de grés, na vertical e ligados por outros horizontais. Numa quarta fase (1500 AC) é que Stonehenge adquiriu o aspecto actual : No centro do recinto em forma de ferradura foi erigido o altar central. Até hoje ainda ninguém explicou como os gigantescos blocos de pedra foram erguidos ou como foram encaixados os blocos horizontais em juntas pré determinadas. Quem o fez, ou tinha conhecimentos de engenharia admiráveis, ou beneficiou de alguém com capacidades extraordinárias . Como foram transportados blocos de pedra com 20 toneladas de peso ? Pensa-se que de jangada, desde os montes Preseli, ao longo da costa de Gales, e depois pelo rio Avon que dista do local 3,2 Kms. Mas qual a finalidade desta obra gigantesca? Um templo romano ou um templo de druídas ? Actualmente a maioria dos investigadores julga ver ali um observatório astronómico pré-histórico, um " relógio de eclipses,capaz de prever com precisão eclipses do Sol e da Lua ". Fosse qual fosse o intuito dos construtores de Stonehenge , a magnitude dos esforços envolvidos na sua criação revela a enorme importância que deve ter tido . Fossem objectivos religiosos ou astronómicos ,o certo é que os construtores tinham grandes conhecimentos. Terão sido sequer humanos ? Eis um segredo que ainda não foi revelado .




Também na pequena aldeia francesa de Carnac existem numerosos monumentos pré-históricos. Ao longo de quilómetros estendem-se avenidas ladeadas por mais de 2.000 blocos de pedra não trabalhada,blocos esses pesando muitas centenas de quilos.Algumas dessas "avenidas" vão directamente para o mar .. Hoje sabe-se que muitos milhares desses menires terão sido desaparecido,usados em construções ou desaparecidos nas ondas do Atlântico. O desaparecimento desses blocos de pedra dificulta a resolução dum emigma cuja idade deve rondar 6.000 anos A.C.. Quando observada do ar ,a disposição desses grandes e pequenos mególitos parece mostrar figuras geométricas. Podem ser observados grandes triângulos desenhados com exactidão em que a diagonal mede sempre 107 metros e os lados estão na relação 5:12:13. Os triângulos, na mitologia antiga, representavam a harmonia do Cosmos, mas a razão daquela relação 5:12:13 não foi decifrada. Esta matemática de alto nível é referida por Bruno Kremer que afirma : " cada um dos conjuntos foi criado de acordo com instruções de medição bastante precisa, o que mostra a existência de técnicas de medição muito desenvolvidas no Mesolítico." Refira-se que nestas medições há correcções em que parece que foi tomada em linha de conta a esfericidade da Terra ,isto 7500 anos antes de se provar tal facto.

Sobre o maior menir da Europa, a 15 kms de distância de Carnac, encontraram-se oito linhas que seguem em diferentes direcções, passando sempre perfeitamente a direito por outras formações de pedra cuja disposição no terreno teve mão humana Uma dessas linhas ,tem origem em Trevas, passa junto á costa , passa o golfo de Morbihan, atravessa o enorme menir e segue ao de 16 kms a direito até á baia de Quiberon. Pensa-se que em tempos pré-históricos todos estes marcos geográficos teriam sido visíveis da ponta daquele gigante de pedra de 21 m de altura, entretanto fragmentado. Os povos que há 4.000 anos viviam nesta região eram descendentes dos homens de Cro-Magmon a primeira raça de Homo-sapiens da Europa.Dedicavam-se á agricultura e á pesca e iam para mar aberto em pequenos barcos feitos de vime entrelaçado . Como teriam feito aquela obra de precisão matemática e mov ido o colosso de pedra de 348 toneladas é um mistério . Parece pouco crível que tenham sido sacerdotes com poderes mágicos ou poder do seu pensamento a fazer tal telecinese ou mesmo á força de braços de milhares de homens. Estaremos nós perante uma inteligência superior,dotada de maiores conhecimentos técnicos, proveniente de outra paragem do Universo ? Para os místicos nossos contemporâneos, nestas pedras antigas combinam-se os poderes cósmicos com as energias da Terra,criando centros de força universais cujos efeitos se fazem sentir de modo positivo ou negativo. A verdade é que a origem e função destes monumentos vai continuar durante bastante tempo nas trevas do desconhecimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue