4.7.11

VIRIATO





Muito se tem escrito sobre Viriato, um herói ibérico nascido quase dois séculos antes do aparecimento do cristianismo e celebrado quer em Portugal quer em Espanha.
A península Ibérica , no tempo da colonização romana , era designada de Hispânia e ocupada por vários povos como Galaicos, Asturianos, Cantábricos, Bascos, Lusitanos , Celtas , Celtiberos e outros mais.
Ora acontece que no ano 150 antes de Cristo. o governador Romano da Hispânia Ulterior, Sérvio Galba decidiu trair os Lusitanos com quem havia feito um pacto de não agressão e a promessa de lhes dar terras para cultivarem . Desta forma concentrou os Lusitanos em determinada zona, dividiu-os em três grupos e depois destes entregarem as armas mandou as legiões romanas atacá-los. A maioria foi morta e outra parte escravizada. Um pequeno grupo conseguiu escapar e nele encontrava-se Viriato, então com vinte anos, que reunindo todos eles iniciou uma guerra de guerrilha contra Sérvio Galba,
Não se sabe se Viriato era um lusitano nascido a norte ou a sul do rio Tejo, nem tão pouco quem era a sua família . Sabe-se apenas que era pastor, habituado á vida simples e difícil das serras. Decidido a vingar a morte do seu povo, instala-se na zona montanhosa e daí faz a guerrilha pois as rugosidades e asperezas das serras eram um refúgio, onde os grandes e pesados exércitos romanos se tornavam inoperacionais.
Perante este facto os romanos tudo faziam para aí os confinar, sem tentar atacá-los directamente.
Viriato era generoso para com os seus seguidores, distribuindo o produto dos saques de acordo com a valentia demonstrada no ataque ás guarnições romanas. Terá desposado Tongina ,filha única de Astolpas, um rico proprietário da região Bética , e fugido com ela para as montanhas, continuando a luta.
Dez anos após o início da guerrilha , Viriato faz um tratado de paz com Roma e por ele é reconhecido como Amicus populi romani (amigo do povo romano). Por este tratado é considerado Dux dos Lusitanos , isto é, rei dos lusitanos.
No ano 139 aC é assassinado por dois dos seus lugares tenentes , ao que consta aliciados pelo general romano Cepião. Consta que quando os assassinos se dirigiram a Cepião para receber a recompensa este, antes de os mandar degolar, terá dito: Roma não paga a traidores.
Viriato terá tido um grande funeral como rei dos Lusitanos , queimado o seu corpo numa pira durante dois dias com danças guerreiras á sua volta e honras dos romanos . Com a sua morte cessa a oposição a Roma e a Hispânia volta a ser parte do Império Romano.

Sem comentários:

Arquivo do blogue