As guerras com invasão de outro país têm diversas razões, entre as quais a conquista de recursos naturais. Foi assim com a Alemanha de Hitler que invadiu os países vizinhos com a desculpa da falta de espaço vital e, séculos antes,com os espanhois em relação aos Maias e Incas em busca de ouro fácil. Da mesma forma, a Rússia ocupou os seus vizinhos formando a URSS, tendo em vista as riquezas mineiras de carvão, ferro petróleo e gás natural, entre outras. Recentemente, no Iraque, foi o “ouro negro”,isto é, o petróleo que levou EUA e Inglaterra a intrometerem-se.
Há meses, o New York Times publicou uma reportagem que permite desvendar as razões da invasão e da ocupação do Afeganistão, nada menos que reservas minerais. Nessa reportagem o jornal colocava “panos quentes” nessa invasão e fingia acreditar que as imensas reservas minerais do Afeganistão só foram descobertas posteriormente e “por acaso”, mesmo quando é do domínio público que a identificação preliminar de jazidas desses recursos naturais pode, desde há muito, ser feita por satélites. Dizia o jornal que : os antes desconhecidos depósitos de ferro, cobre, cobalto, ouro e metais críticos para a indústria, como o lítio, são tão grandes que o Afeganistão poderá, no futuro, transformar-se num dos mais importantes centros de mineração do planeta (…) As imensas riquezas minerais do Afeganistão foram descobertas por uma pequena equipa de funcionários do Pentágono e geólogos norte-americanos. Seria assim, ou os USA há muito já o sabiam ? Entre as descobertas encontra-se, também, nióbio, um metal essencial para a produção de super-condutores, além de outros minerais raros. As reservas de lítio são equivalentes ou maiores do que as da Bolívia, até recentemente as maiores conhecidas no mundo. O curioso é que os soviéticos já sabiam dessas minas e fizeram um mapeamento durante o período em que as suas tropas ocuparam o Afeganistão, nos anos 80. Façamos uma pausa nesta análise político –económica e vejamos o que é e para que serve o lítio.
A Wikipedia diz-nos que o lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atómico 3 e massa atómica 7 contendo na sua estrutura três protões e três electrões. Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É um elemento sólido e leve, sendo usado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em baterias eléctricas e, seus sais, no tratamento da doença bipolar ( neurologia).
Devido ao seu elevado calor específico, o maior de todos os sólidos, é usado em aplicações de transferência de calor e, por causa do seu elevado potencial electroquímico é usado como um ânodo adequado para as baterias eléctricas. Além destes tem outros usos:
Os sais de lítio, particularmente o carbonato de lítio e o citrato de lítio são usados no tratamento da depressão bipolar, ainda que, ultimamente, se tenha estendido seu uso ao tratamento da depressão unipolar.
O cloreto de lítio e o brometo de lítio possuem uma elevada higroscopicidade, por isso são excelentes secantes. O segundo é utilizado em bombas de calor de absorção
O estearato de lítio é um lubrificante geralmente aplicado em condições de alta temperatura.
A base hidróxido de lítio é usada nas naves espaciais e submarinos para depurar o ar, extraindo o dióxido de carbono produzido pelos seus ocupantes.
O lítio é um componente comum nas ligas metálicas de alumínio, cádmio, cobre e manganês, utilizados na construção aeronáutica, e está sendo empregado com êxito na fabricação de cerâmicas e lentes, como a do telescópio Hale de 5,0 metros de diâmetro de "Monte Palomar".
Também tem aplicações nucleares. e é usado como poderoso analgésico em operações de risco. Desde a Segunda Guerra Mundial, a produção de lítio aumentou enormemente, sendo obtido de fontes de água mineral, águas salgadas e das rochas que o contêm, sempre por electrólise.
Considerando a escassez de petróleo, as fábricas de automóveis estão-se virando para carros totalmente eléctricos com baterias de lítio. Vejamos uma noticia da Reuters
Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2008 - 14h28
CHICAGO - Com o objectivo de produzir em série baterias de lítio para automóveis, 14 companhias americanas especializadas em baterias e em materiais avançados criaram uma aliança com um laboratório do governo.
O grupo, que inclui gigantes como a 3M e a Johnson Controls-Saft, receberá cerca de 2 biliões de dólares do governo dos EUA durante os próximos cinco anos para construírem uma fábrica e aperfeiçoarem as baterias de lítio para serem utilizadas em carros. É um importante acordo para o país e para o laboratório”, disse Mark Peters, responsável pelas pesquisas a respeito de baterias do Laboratório Nacional de Argonne, próximo de Chicago.
A China, o Japão e a Coreia do Sul são os actuais líderes no desenvolvimento de baterias de lítio. Os automóveis híbridos mais vendidos, como o Prius, da Toyota, usam baterias de hidrato de níquel. As baterias de lítio são consideradas o próximo salto tecnológico em direcção aos veículos que funcionam com electricidade, que poderão ser carregados de forma parecida com a que é feita em computadores.
Depois de tudo isto não é preciso dizer mais e se acrescentarmos que o lítio é um metal escasso na crosta terrestre, encontrado disperso em certas rochas e nunca no estado puro ,se perceberá o início do nosso texto
Há meses, o New York Times publicou uma reportagem que permite desvendar as razões da invasão e da ocupação do Afeganistão, nada menos que reservas minerais. Nessa reportagem o jornal colocava “panos quentes” nessa invasão e fingia acreditar que as imensas reservas minerais do Afeganistão só foram descobertas posteriormente e “por acaso”, mesmo quando é do domínio público que a identificação preliminar de jazidas desses recursos naturais pode, desde há muito, ser feita por satélites. Dizia o jornal que : os antes desconhecidos depósitos de ferro, cobre, cobalto, ouro e metais críticos para a indústria, como o lítio, são tão grandes que o Afeganistão poderá, no futuro, transformar-se num dos mais importantes centros de mineração do planeta (…) As imensas riquezas minerais do Afeganistão foram descobertas por uma pequena equipa de funcionários do Pentágono e geólogos norte-americanos. Seria assim, ou os USA há muito já o sabiam ? Entre as descobertas encontra-se, também, nióbio, um metal essencial para a produção de super-condutores, além de outros minerais raros. As reservas de lítio são equivalentes ou maiores do que as da Bolívia, até recentemente as maiores conhecidas no mundo. O curioso é que os soviéticos já sabiam dessas minas e fizeram um mapeamento durante o período em que as suas tropas ocuparam o Afeganistão, nos anos 80. Façamos uma pausa nesta análise político –económica e vejamos o que é e para que serve o lítio.
A Wikipedia diz-nos que o lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atómico 3 e massa atómica 7 contendo na sua estrutura três protões e três electrões. Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É um elemento sólido e leve, sendo usado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em baterias eléctricas e, seus sais, no tratamento da doença bipolar ( neurologia).
Devido ao seu elevado calor específico, o maior de todos os sólidos, é usado em aplicações de transferência de calor e, por causa do seu elevado potencial electroquímico é usado como um ânodo adequado para as baterias eléctricas. Além destes tem outros usos:
Os sais de lítio, particularmente o carbonato de lítio e o citrato de lítio são usados no tratamento da depressão bipolar, ainda que, ultimamente, se tenha estendido seu uso ao tratamento da depressão unipolar.
O cloreto de lítio e o brometo de lítio possuem uma elevada higroscopicidade, por isso são excelentes secantes. O segundo é utilizado em bombas de calor de absorção
O estearato de lítio é um lubrificante geralmente aplicado em condições de alta temperatura.
A base hidróxido de lítio é usada nas naves espaciais e submarinos para depurar o ar, extraindo o dióxido de carbono produzido pelos seus ocupantes.
O lítio é um componente comum nas ligas metálicas de alumínio, cádmio, cobre e manganês, utilizados na construção aeronáutica, e está sendo empregado com êxito na fabricação de cerâmicas e lentes, como a do telescópio Hale de 5,0 metros de diâmetro de "Monte Palomar".
Também tem aplicações nucleares. e é usado como poderoso analgésico em operações de risco. Desde a Segunda Guerra Mundial, a produção de lítio aumentou enormemente, sendo obtido de fontes de água mineral, águas salgadas e das rochas que o contêm, sempre por electrólise.
Considerando a escassez de petróleo, as fábricas de automóveis estão-se virando para carros totalmente eléctricos com baterias de lítio. Vejamos uma noticia da Reuters
Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2008 - 14h28
CHICAGO - Com o objectivo de produzir em série baterias de lítio para automóveis, 14 companhias americanas especializadas em baterias e em materiais avançados criaram uma aliança com um laboratório do governo.
O grupo, que inclui gigantes como a 3M e a Johnson Controls-Saft, receberá cerca de 2 biliões de dólares do governo dos EUA durante os próximos cinco anos para construírem uma fábrica e aperfeiçoarem as baterias de lítio para serem utilizadas em carros. É um importante acordo para o país e para o laboratório”, disse Mark Peters, responsável pelas pesquisas a respeito de baterias do Laboratório Nacional de Argonne, próximo de Chicago.
A China, o Japão e a Coreia do Sul são os actuais líderes no desenvolvimento de baterias de lítio. Os automóveis híbridos mais vendidos, como o Prius, da Toyota, usam baterias de hidrato de níquel. As baterias de lítio são consideradas o próximo salto tecnológico em direcção aos veículos que funcionam com electricidade, que poderão ser carregados de forma parecida com a que é feita em computadores.
Depois de tudo isto não é preciso dizer mais e se acrescentarmos que o lítio é um metal escasso na crosta terrestre, encontrado disperso em certas rochas e nunca no estado puro ,se perceberá o início do nosso texto
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