9.1.10

TORNADOS


Em Portugal, os dois últimos registos de tornados datam de 7 de Outubro de 2009, em Ferreira do Zêzere, e 23 de Dezembro de 2009, em Torres Vedras, Lourinhã e Cadaval, havendo a contabilizar enormes danos em telhados , postes de alta tensão, estufas agrícolas e outras estruturas. Mas que fenómeno é este que surge inesperadamente em locais tão imprevisíveis ? Por definição, um tornado é um intenso redemoinho de vento, em forma de funil, originado por um centro de baixa pressão durante uma tempestade.Se o redemoinho atingir o solo pode provocar grandes estragos pois são ventos com velocidades de centenas de quilómetros por hora . Os tornados formam-se associados às super células de tempestade, condições atmosféricas que originam ventos fortes, chuva intensa e granizo que vai desde o tamanho de um berlinde até ao de uma bola de ténis. Normalmente a formação do tornado ocorre ao final da tarde, período em que a atmosfera está mais instável , com forte turbulência e nuvens do tipo cúmulo-nimbo. Também é possível o aparecimento de tornados durante a noite, quando as super células de tempestade ,formadas durante a tarde, foram ganhando força, ou amadurecendo como dizem os geofísicos. Embora não exista consenso sobre o mecanismo que desencadeia o tornado, aparentemente ele se deve a uma interacção entre fortes fluxos de ar, ascendentes e descendentes que originam um movimento intenso na zona das células de tempestade devido aos valores muito diferentes de pressão atmosférica e de temperatura. A super célula é , no fundo, uma tempestade severa com uma corrente ascendente contínua e rotativa, isto é, um mesociclone . O ar quente e húmido, ao subir em rotação horizontal, entra na zona de turbulência criando um vórtice em forma de funil que tudo aspira. Estes vórtices são visíveis porque, devido aos detritos e areias que transportam, tomam uma cor escura.
É conveniente ver a diferença entre tornados e furacões : um furacão tem centenas de quilómetros de diâmetro e forma-se sobre os oceanos , perdendo força ao aproximar-se de terra firme. Os tornados são mais violentos e apresentam a forma de funil cujo diâmetro é inferior a mil metros , tendo também curta duração, cerca de uma dezena de minutos. A intensidade dos tornados é avaliada na Escala de Fujita que varia de F-0 a F-6, sendo este último grau apenas teórico pois nunca foi atingido. Há vários tipos de tornados consoante o aspecto apresentado: o tornado de vórtice múltiplo é um tipo de tornado no qual duas ou mais colunas de ar giram ao redor de um centro comum. O tornado satélite é um tornado mais fraco que se forma muito perto de um tornado mais forte e que parece estar a orbitar o tornado maior, embora os funis sejam independentes. Uma tromba de água é oficialmente um simples tornado sobre a água de um lago ou de um grande rio com aspiração da dita água . Um landspout é um tornado cuja origem não é um mesociclone , sendo portanto muito mais fraco e de curta duração.
Os tornados , por vezes, dão origem a fenómenos curiosos como a chuva de animais . Os animais que costumam cair do céu são peixes e rãs, e por vezes pássaros . Embora os peixes possam sobreviver à queda, os outros animais morrem congelados e vêm encerrados em blocos de gelo, o que demonstra terem sido sugados até grandes alturas onde as temperaturas são negativas. O fenómeno deve ser muito violento já que a maioria das vezes o que cai são apenas pedaços de carne e não animais inteiros. Este fenómeno não é tão raro como se pode pensar pois está citado em papiros egípcios e também na Bíblia como intervenção celestial. Até Plínio, o velho, fala deste acontecimento. Esta chuva de peixes, ratos e outros pequenos animais é explicada pelo facto do tornado ter passado por um rio ou um charco e ter sugado os animais aí existentes juntamente com a água . Em terra pode sugar pequenos roedores e outros animais maiores que caem desfeitos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue