25.3.09

UM EXÉRCITO EM TERRACOTA



Em Março de 1974, camponeses chineses de Lintong (na região de Xi'an) que abriam um poço, viram aparecer da argila uma cabeça humana de tamanho natural,feita de terracota. Embora o facto não fosse inédito na região , as autoridades foram informadas e , em breve,um grupo de arqueólogos estudava o local. Estes acabaram por descobrir que ali estaria enterrado o lendário 1º Imperador da China, QIN SHI HUANGDI. (século III antes de Cristo). Este imperador que em vida podia mobilizar mais de um milhão de soldados , desejou que o seu túmulo fosse guardado por um exército de terracota em tamanho natural. Durante as escavações arqueológicas, não surgiu apenas o túmulo,mas um verdadeiro microcosmo do império Qin, com 7.000 guerreiros,600 cavalos e 100 carros de guerra , tudo modelado em argila e distribuídos por três fossas, além de outras figuras de artesãos.
Os soldados , em cada uma das fossas, diferem uns dos outros e revelam um tratamento muito cuidadoso dos pormenores do rosto, já que ao serem modelados ficaram com uma expressão individualizada e com as características das diferentes etnias da China. Dá a impressão de que cada soldado posou para o escultor pois que se podem reconhecer 24 formas diferentes de bigodes, pêras ,suíças , tranças e rabos de cavalo.O pormenor chegou á variedade de capacetes dos oficiais e á sua categoria, bem como aos diferentes tipos de cintos e sapatos.


As estátuas eram coloridas e de acordo com o fardamento usado pelos diferentes regimentos a que pertenciam, isto é, archeiros, infantaria, cavalaria com carros , quartel general e regimento de serviços de apoio. Cavalos, arreios, carros de combate , tudo tem pormenores que os diferenciam, como acontecia na realidade.


A descrição individualizada de cada uma das fossas, com a posição de soldados , carros e cavalos, tornar-se-ia fastidiosa para os nossos leitores menos entendidos em arqueologia , pelo que nos debruçaremos sobre outros aspectos deste gigantesco complexo funerário de 56.000 metros quadrados. Qin Shi Huangdi, de seu verdadeiro nome, Ying Zheng, era um senhor feudal dotado de excepcionais qualidades políticas e militares. Tendo subido ao trono com apenas 13 anos conseguiu , no ano 221 antes de Cristo, unificar os reinos e fundar a China, o primeiro país feudal constituído por múltiplas etnias. Na sua política de unificação padronizou a escrita, a moeda e as unidades de medida. Implementou também um novo siatema de administração, dividindo o país em 36 províncias e criando ministérios que dependiam de si directamente, nomeando os principais oficiais políticos e militares. Fortemente supersticioso, acreditava na vida eterna do seu reino e dinastia , começando a construir o seu túmulo logo após ascender ao trono. As obras do túmulo prolongaram-se por 37 anos e chegaram a empregar mais de 720.000 trabalhadores, a maior parte dos quais condenados e prisioneiros de guerra. O túmulo propriamente dito erguia-se a 115 metros de altura e estava rodeado por duas muralhas..Era formado por um palácio onde foi deposto o sarcófago de pedra rodeado de objectos de prata ,ouro e pedras preciosas de valor incalculável. Além das já citadas fossas onde estão os soldados, o complexo compreende centenas de outras galerias que reproduzem o império terrestre de Qin Shi Haungdi. Os guerreiros e cavalos de terracota simbolizavam o exército de elite que o guardavam na sua passagem para o outro mundo. Ao longo dos séculos a cobertura em madeira deste exército apodreceu e abateu, danificando uma boa parte das estátuas, mas a maioria encontra-se perfeitamente conservada , constituindo um testemunho do passado, classificado como património mundial pela UNESCO, desde 1987.


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito grato por mais este seu artigo, realmente muito interessante, o que bem prova o seu intenso interesse por estas coisas raras !
Como sempre, uma escrita muito agradável de ler e ficar a pensar...

Mário Portugal

Arquivo do blogue