1.4.09

ARTE NOVA

Arte Nova ou "art nouveaux" foi um estilo estético de arquitectura e de "design" que também influenciou outras artes plásticas. Tem o seu apogeu nas últimas décadas do séc XIX e foi influenciada pela 2ª Revolução Industrial. A exploração de novos materiais, como o vidro e o ferro que passaram a fazer parte dos edifícios , levaram ao novo estilo arquitectónico caracterizado pelas formas orgânicas , copiando a natureza e valorizando o trabalho artesanal.Esta tendência modernísta influenciou o mobiliário, a litografia colorida, a escultura e a pintura. O movimento recebeu vários nomes conforme os países : Flower art em Inglaterra, Florcal em Itália, Jugendstil na Alemanha e Art nouveaux na França. As origens do estilo Arte Nova remontam á Inglaterra vitoriana ; a Grande Exposição de 1851 realizou-se não só para publicitar a nova tecnologia do ferro e promover o comércio, como para divulgar aquilo que era tido como exemplo de objectos bem desenhados. Parte dos lucros da Exposição destinavam-se á fundação do Victória and Albert Museum de Londres, cujo objectivo era o incentivo das artes decorativas criando-se , com isso, um movimento de oposição aos produtos fabricados em série. Apelava-se a um artesanato inspirado numa visão romântica do regresso á natureza, nas suas formas. Este movimento inspirado por John Ruskin abriu caminho aos arquitectos como GUIMARD e GAUDI. A Arte Nova rejeitava a linha e o ângulo rectos em favor de um movimento mais natural cuja ênfase se centrava no desenho decorativo. A natureza era a principal fonte inspiradora dos artistas,em particular o mundo das plantas. Flores , caules e folhas eram objecto de escolha para a suas silhuetas curvilíneas. Os lírios, as iris e as orquídeas eram favorecidas, embora qualquer forma, desde as frondosas palmeiras ás algas marinhas fosse padrão inspirador. Insectos, pássaros coloridos, libelinhas, pavões, andorinhas e até cobras eram motivo decorativo que também se podia desenvolver a partir das curvas do corpo feminino com longas e soltas cabeleiras. A Arte Nova que teve o seu auge em finais de1880, começou a decair uma década depois , diluída por uma estética mais á altura do século XX. Em Portugal edifícios em estilo Arte Nova são comuns em Aveiro e Caldas da Raínha. Em Lisboa a casa museu Dr Anastácio Gonçalves e o Café Magestic, no Porto ,são um bom exemplo da variante portuguesa do estilo que estamos a referir. Mostramos a seguir o interior e exterior do Café Magestic.


No nosso país foi comum, mais que a arquitectura, a decoração de fachadas e interiores com azulejos "arte nova" em edifícios do início do século XX ou loiça artística de Bordalo Pinheiro. Por este motivo se diz que foi uma arte tardia de pouca duração, tendo existido de 1905 a 1920, principalmente baseada em trabalhos de serralharia artística em portões , gradeamentos e varandas ou em trabalhos de cantaria como florões, fachadas e meias fachadas, como as dos "palacetes dos brasileiros." As fotos que se seguem documentam o que acabamos de escrever e reportam-se a casas do Porto e Aveiro.



Quanto ao mobiliário deste estilo ele comporta muitas variações ,conforme os países e poucos foram os artesãos que o desenharam. As ideias vinham dos arquitectos que queriam decorar o interior dos edifícios de acordo com o exterior mas ao voltarem-se para o design de mobiliário o seu estilo revelou-se inadequado ás modernas técnicas de produção , daí o falhanço comercial.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei...é a única coisa que posso comentar.

Mário

Anónimo disse...

O café Magestic hoje é só para turistas pois tem preços muito caros mas a mercearia do Bolhão continua a ser muito popular.

Arquivo do blogue