11.1.09

ESCRITA CHINESA

No mês de Dezembro 08, apareceram neste blog uns comentários em inglês e assinados em chinês que me deixaram perplexo, bem como a alguns dos meus leitores habituais.Pedi ajuda, mas poucos ou nenhuns entendiam esta escrita, até que me disseram que ,num dos casos ,estava um convite para jogar poker via Internet.Desde já os meus agradecimentos aos colegas radioamadores Júlio César que conseguiu a tradução automática e Mário Portugal que procurou o auxílio. Vai daí decidi tentar perceber como era a escrita chinesa embora soubesse que os caracteres , ou melhor, os símbolos gráficos dessa escrita , não representam letras mas sim ideias, daí serem chamados ideogramas. Quando descobri que existiam cerca de 15.000 ideogramas que podem ainda ser agrupados, pensei nas pobres crianças que têm de os aprender. Ainda por cima eles foram evoluindo ao longo dos tempos de formas complexas para mais simples. Embora sem pincel para os desenhar, vou tentar dar-vos uma ideia de como isto funciona. Olhemos o quadro abaixo: uma montanha é um conjunto de serras,imaginemos três. Uma criança muito pequena desenharia os três cumes como se vê. Um rio estaria representado pelas margens e a água dentro. No caso da árvore temos o solo,por debaixo as raízes e o tronco por cima , tendo a copa desaparecido com a evolução e simplificação.
Se usar um pouco de imaginação verá que há neles uma certa lógica. Olhe , com calma o quadro e veja se não há lógica neles , tendo em atenção que a mesma figura na vertical quer dizer uma coisa e será diferente se estiver na horizontal. Veja agora o caso acima da janela através da qual se vê o solo. Se isso acontece é porque é dia ou há sol. Faça sozinho um estudo do quadro abaixo:

Há ou não uma lógica neles ?
Como dissemos os ideogramas podem associar-se para definir ideias diferentes. Veja o exemplo a seguir:

Mais uma vez a lógica a funcionar. Até parece que estamos perante linguagem militar cifrada do século passado ,deixada nos caminhos pela guarda avançada. Demoremos um pouco sobre o quadro a seguir;



Não há dúvida que se a porta está aberta e eu posso observar a árvore no jardim é porque não há perigo á vista, pois nesse caso fechava a porta para me proteger. Se não há perigo , há tranquilidade !
Os ideogramas chineses actuais provêm de várias origens,das quais destacamos: imagem/forma ,imagem/som. Os ideogramas antigos são um desenho aproximado dos objectos representados. Vejamos abaixo o ideograma actual de homem e de onde ele veio:


O ideograma de luta é um pouco mais difícil de ver mas também se lá chega.


É melhor ficarmos por aqui pois isto é demasiado complicado para quem, como eu, não têm a veleidade de ser linguista, nem a de dizer possíveis asneiras num tema que desconhece. (Se fizer uma pesquisa no Google encontrá um site em que há frases diárias banais que poderá utilizar) .

Sem comentários:

Arquivo do blogue