17.6.08

PEDRA LETREIRA

Quem seguir pela antiga estrada nacional nº2 Chaves -Faro,hoje estrada nº112, ao Km 290,8, na Portela do Vento, concelho de Gois, encontrará o cruzamento para Castelo Branco. Nesse cruzamento está uma antiga casa de cantoneiros e ,ao lado dela, nasce um caminho carreteiro em direcção ao cabeço da Fonte Fria. Seguindo esse itinerário encontrará um afloramento de xisto pré-Câmbrico onde estão gravadas uma série de figuras geométricas. O processo utilizado para esculpir as figuras do petróglifo, foi o da abrasão,com um instrumento ponteagudo e duro, possivelmente um machado de xisto anfibólico . O que vemos "desenhado" afigura-se a um arco e flecha ,tendo á volta o que se julga ser a representação de pontas de seta e de alabardas, usadas pelos povos da antiguidade, na idade da pedra, possivelmente 2000 anos antes de Cristo. Além destas, outras figuras estão representadas e cuja descrição minuciosa seria fastidiosa para os não especialistas. Diremos apenas que aparece um desenho em xadrez enviesado, semelhante a um fragmento exumado num dólmen da Lomba do Canho, em Arganil, uma região próxima. Parecida com esta só a Pedra Escrita de Ride Vides, Vilariça, Alfândega da Fé, em Tràs-os-Montes. Qualquer que venha a ser a interpretação a dar à Pedra Letreira, não foi por mero acaso que o homem do paleolítico ali deixou um documento da sua vida anímica. Daí que apresentemos apenas umas fotografias ,retiradas de uma pequena brochura intitulada A PEDRA LETREIRA , da autoria de João Castro Nunes, A.Nunes Pereira e A. Melão Barros, edição da Câmara Municipal de Gois ,no ano de 1959.

6 comentários:

Anónimo disse...

Uma matéria muito interessante que destaca a arte rupestre.

Anónimo disse...

Muito interessante. Gostei

Anónimo disse...

Uma informação da qual gostei muito.

Anónimo disse...

Meu muito caro amigo: Foi com imensa surpresa que vejo um dos seus belos escritos , publicado no Brasil por Lima Coelho. Certamente que a sua sabedoria e imensos conhecimntos irão ser muito apreciados pelos leitores do Brasil. Parabéns prof Nogueira por ter sido recebido de braços abertos por Lima Coelho(18-8-2008) Mario Portugal Faria

Anónimo disse...

O COMENTÁRIO QUE SE SEGUE SOBRE A PEDRA LETREIRA FOI RETIRADO DO SITE BRASILEIRO LIMA COELHO. " O prof Nogueira, um dilecto continuador da Escola de Coimbra quiçá uma de maior renome na Europa , mostra através das suas crónicas científicas um trabalho de pesquisa muito sério em que evidencia a preocupação do homem pré-histórico em comunicar com as gerações do futuro. A leitura das suas crónicas arrasta-nos para um capítulo da História que nos faz pensar na dimensão do percurso humano até aos nossos dias. Parabéns Dr. Nogueira. Você honra a Lusa-Atenas.(18-8-2008) MARTINHO "

Anónimo disse...

RECTIFICAO....Em comentário anterior onde se lê site Lima Faria deve ler-se SITE LIMA COELHO.

Arquivo do blogue