29.5.08

QUANDO A NATUREZA SE ZANGA

O recente e trágico sismo da China (Maio de 2008) fez-me recordar outro acontecimento de um passado que, embora longínquo, ainda é recordado, como exemplo, nas aulas de Geologia: KRAKATOA. A explosão deste vulcão, na ilha do mesmo nome do arquipélago indonésio, ocorreu a 27 de Agosto de 1883. O imenso ruído da explosão ouvido na Austrália,a 4800 Kms de distância,os tsunamis desencadeados e os vermelhos pôr-do-sol observados em todo o mundo,fizeram com que este caso se mantivesse na memória das pessoas por muito tempo. O célebre quadro "O Grito", do pintor norueguês Edvard Munck, foi inspirado neste acontecimento.


O vulcão que começara apenas com emissão de cinzas vulcânicas e pedra-pomes, pelas 5 horas da manhã do dia 27, mudou a característica da emissão, passando a explosivo. Depois de pequenas explosões ,uma maior aconteceu pelas 10h 02m. Quando tudo terminou, na manhã do dia seguinte, grande parte da ilha havia desaparecido, pois colapsara para a câmara magmática esvaziada, formando-se uma caldeira onde foram parar dois terços da ilha original . A maior parte do magma tinha saído pela cratera, sob a forma de piroclastos, que se depositaram no fundo do mar, formando uma camada de 40 metros. Foram no entanto as ondas gigantes (tsunamis) que provocaram as 36.417 vítimas mortais contabilizadas. Os tsunamis formaram-se em consequência do afundamento da maior parte da ilha ; o mar que se tinha precipitado para o interior do enorme buraco formado, saiu depois disparado em todas as direcções, com enorme violência,formando um comboio de ondas gigantes. Em 1927, uma nova actividade vulcânica deu origem a outra ilha, baptizada com o nome Anak Krakatoa (filho de Krakatoa). Para se ter uma ideia do que é um vulcão e a sua actividade, apresentamos um esquema legendado, que supomos ser entendido por todos.



LEGENDA :1-Bombas vulcânicas-fragmentos de lava que se tornam sólidos no ar. Os maiores podem causar muitos danos se cairem em zonas habitadas. 2- Cinzas- partículas sólidas de tamanho variado, expelidas pelo vulcão. Se acumuladas nos telhados das casas podem provocar o seu derrube. 3- Escoada de lava- corrente de lava que pode deslocar-se vários quilómetros, vertente abaixo. A sua velocidade depende da inclinação do terreno ,podendo subdividir-se. 4-Coluna eruptiva- coluna de gases venenosos,cinzas e piroclastos que saem pela cratera (abertura do vulcão )5-Deslizamento de terra- Podem ter a velocidade de 150 Km/h e sepultar zonas urbanas. 6-Fluxo piroclástico- mistura de rochas e gases de elevada densidade , velocidade e temperatura. É extremamente letal. 7-Lahar- massa fluída formada de lama, rochas e água com aparência á do cimento. São muito perigosos e surgem quando há degelo nas zonas altas do cone vulcânico. 8-Chuva ácida- vapor de água misturado com enxofre que condensa sob a forma de um ácido, destruindo a vegetação .9-Chaminé- canal por onde sobe a lava vinda da câmara magmática- 10- Câmara magmática- local onde se encontra o magma (rocha derretida,com gases ) podendo situar-se muitos quilómetros abaixo da superfície da Terra (Recomenda-se a leitura da postagem de 1-4-08 com o título Sismos)

1 comentário:

Anónimo disse...

Já aprendi alguma coisa pois não sabia que o célebre quadro O GRITO era baseado no vulcão. Na realidade o quadro mostra o ruído, a dor,o susto, as ondas gigantes e o ceus vermelhos.

Arquivo do blogue