3.5.08

DIATERMIA

Com estas bruscas variações de temperatura e humidade, os velhos ossos ressentem-se daquilo a que muitos chamam de reumatismo. Lembrei-me então do meu amigo Mário Portugal, radioamador da velha guarda e investigador por natureza, que tinha criado uma placa diatérmica de uso caseiro, mas com bons resultados. Na Wikipédia, sobre este tema, encontrei apenas duas linhas, o que é estranho pois os fisioterapeutas usam as correntes de alta frequência para tratamentos.Decidi pois alinhavar estas poucas ideias sobre o assunto. Diatermia é o uso de um transmissor de ondas curtas com o objectivo de provocar aquecimento nos tecidos internos do corpo humano. Os equipamentos de fábrica utilizam um emissor de ondas hertezianas, não ligado a uma antena, numa frequência específica da banda dos 27 Mhz. Se o equipamento não está ligado a uma antena , para onde vai a energia por ele gerada? Vai directamente para um "condensador" formado por duas placas de uns 10 centímetros quadrados,cujo dieléctrico não é o ar, mas o corpo do paciente . A finalidade será que os tecidos do corpo , entre as duas placas, recebam essa energia ondulatória e aqueçam sem queimar. O equipamento debita uma potência superior a 200 w, durante alguns minutos. Não nos podemos esquecer que a radiofrequência pode queimar, se forem usadas grandes potências ou tempo a mais o que, infelizmente, já aconteceu em algumas clínicas. O que o meu amigo Mário Portugal ( CT1DT) conseguiu foi contornar a questão usando ,para o efeito, o seu emissor de radioamador, na banda dos 40m,isto é, frequências mais baixas e menores potências. O emissor também não é ligado a uma antena mas, em vez de um condensador, usa uma placa de circuito impresso, por ele desenhada e calculada. Esta placa é um circuito sintónico, em que a sua aproximação ao corpo do doente, faz com que a radiofrequência passe ,por indução, para o corpo do paciente, que fica a funcionar como uma antena fictícia. ( Mostramos a seguir a dita placa sintónica)


Ora, se o conjunto placa-corpo faz a vez de antena, é necessário sintonizar essa "antena", para não aparecerem as ondas estacionárias. Esse é o outro "segredo" da placa do Sr Mário Portugal, o que conseguiu depois de muitas experiências e muitos cálculos. Desta forma, um emissor de radioamador, com uma potência de apenas 10 w, transforma-se num equivalente aparelho comercial de diatermia. Os ensaios feitos em numerosos pacientes, quase todos radioamadores e seus familiares, tiveram como resultado que infecções bacterianas,dores e outras patologias desaparecessem após algumas sessões de 10 minutos. Não se deve confundir diatermia com radioterapia, pois esta última é o uso de radiações, como os raios X e outras , para o tratamento do câncer.

Termino ,publicando ,com a devida vénia, a fotografia do sr Mário Portugal Leça Faria, na sua estação de radioamador e sala de pesquisa, a sala de visitas para os amigos,na sua casa em Benavente. Aconselhamos ler , neste blog, um artigo sobre autogiros em que este radioamador também fez estudos e experiências. (postagem de 1 de Março 2008)

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde

Aprendi

Obrigado

Volte sempre

Mais temas

Anónimo disse...

E ainda dizem que os radioamadores não servem para nada.

Anónimo disse...

Saudações ao Mário Portugal (Ct1dt),cuja a técnica chegou até aqui a casa, através de uma dessas placas,que lhe comprei faz uns 15 anos e que funcionou algum tempo num dos braços da minha Mãe.

73' Paulo Gariso
Ct1dta

Arquivo do blogue