10.2.08


A TERRA

A Terra é um planeta do sistema solar.o terceiro a contar do Sol e o quinto em distância diametral.
.Tem aproximadamente a forma esférica. mas a sua rotação causa uma deformação para a forma elipsoidal. Há quem considere o nosso planeta formado por diversas "esferas" que se costumam designar por : litosfera , a camada sólida formada pelas rochas; hidrosfera a parte aquática constituída por rios,mares,lagos etc; atmosfera formada pelos gases que envolvem o planeta ;biosfera representando o conjunto de todos os seres vivos que a habitam.

Vamos então começar pela litosfera . O interior da Terra não é uniforme e podemos dividi-lo , usando critérios químicos , em uma camada externa (crosta) de rochas á base de silício ; um manto altamente viscoso á base de sílica e magnésio ; um núcleo sólido de ferro e niquel envolvido por uma parte líquida do mesmo material. Esta zona líquida do núcleo, girando sobre a zona sólida,dá origem ao campo magnético terrestre. O interior da Terra tem temperaturas da ordem dos 5.270 graus Kelvim. Este calor interno foi criado inicialmente durante a formação da Terra e é constantemente gerado pelo decaimento dos materiais radioactivos que se concentraram nas zonas profundas do planeta .




CROSTA --Forma a maior parte da litosfera e tem uma extensão variável consoante o local geográfico. Sob as grandes cadeias montanhosas chega a atingir 70 Kms de espessura, mas geralmente anda pelos 30 Kms. É composta basicamente por rochas cuja composição química são silicatos de alumínio sendo por isso designada de zona Sial . Existem vários tipos de crosta, sendo os principais a oceânica e a continental. A crosta oceânica é relativamente nova (150 Milhões de anos) e está em constante formação. É de composição basáltica e está coberta por sedimentos que possuem 7 Kms de espessura. A crosta continental é formada por rochas que vão dos granitos aos basaltos, tendo uma espessura média entre 30 e 40 Kms nas regiões estáveis e entre 60 a 80 Kms nas zonas sob os Himalaias e os Andes, como já nos referimos anteriormente. As rochas mais antigas andam pelos 4 MA (milhões de anos), mas também existem rochas ainda em formação, como é o caso das rochas sedimentares que resultam da destruição ou alteração das mais antigas. A zona de separação entre Crosta e Manto é-nos dada pela chamada zona de descontinuidade de Mohorovicic ou zona Moho, já que há uma descontinuidade brusca na composição quimica das rochas á base se silica e magnésio (Sima). Esta zona foi detectada pela variação brusca do comportamento das ondas sísmicas que se dirigem para o interior do planeta.

MANTO - Esta zona vai desde os 30 Kms de profundidade até aos 2900 Kms.As rochas que o constituem são de natureza silico-magnesiana e estão sujeitas nas zonas mais profundas a pressões de um milhão de atmosferas.O material do manto pode apresentar-se no estado sólido ou como uma pasta viscosa (astenosfera) na zona superior ,e sólido na inferior, devido ás altissimas pressões que contrariam o efeito da temperatura, que vai aumentando para o interior, atingindo 3500 graus Celsius já perto do núcleo. A zona da Astenosfera é importante pois possui movimentos convectivos que explicam o deslocamento dos Continentes, ou melhor, das placas continentais que suportam os continentes, empurradas pelas placas oceânicas em constante crescimento..

NÚCLEO ---Composto em grande parte por ferro (80%) e niquel o (Nife) é dividido em duas partes : o núcleo sólido, praticamente só ferro, é envolvido por uma camada liquida já contendo algum níquel.Pensa-se que é uma camada líquida porque certo tipo de ondas sísmicas são ali bloqueadas. Como já se disse, esta camada líquida girando sobre a sólida provoca o campo magnético terrestre, através de um processo conhecido como teoria do dínamo .


FORMAÇÃO da TERRA . Depois de apresentarmos muito sucintamente a constituição interna do nosso planeta, vamos agora tentar explicar como ele se formou há 4.600 milhões de anos. Naquele tempo ,existiriam poeiras cósmicas em rotação ,que se foram agregando a pouco e pouco em protoplanetas que, por sua vez , se agregaram ainda mais para dar um planeta. Esta fase denomina-se de acreção ,havendo como resultado disso um aumento de temperatura e violentas reacções químicas . O aumento da massa agregada e da gravidade , possibilitou a retenção de gases formando-se uma atmosfera primitiva.Tudo isto contribuiu para que se desse a fusão dos materiais terrestres.Os elementos mais densos e pesados ( ferro e niquel) migraram para o interior e os mais leves (sílica e alumínio ) para a superfície, formando-se assim a estrutura do planeta que anteriormente descrevemos. Esta fase é designada por diferenciação pois se distingue a crosta ,o manto e o núcleo. Existe uma terceira fase a da desintegração dos materiais radioactivos no interior do planeta que promove o aparecimento de materiais no estado liquido ou pastoso o magma , como já referimos. A partir do arrefecimento á superfície deste magma, consolidaram-se as primeiras rochas magmáticas ou igneas, criando-se assim a crosta terrestre. A libertação de gases formando a atmosfera ,deu origem ás primeiras chuvas e á água que constitui a Hidrosfera. Esta água das chuvas ,dos rios ,dos gelos ,dos mares,etc, foi decompondo as rochas primitivas, por erosão ou processos quimicos, dando origem aos solos e a outras rochas sedimentares,diferentes já das magmáticas.Entretanto devido aos movimentos das placas e consequente atrito muitas rochas sedimentares sujeitas a elevados parâmetros de pressão e temperatura deram origem a rochas diferentes denominadas de metamórficas e surgiram também as grandes cadeias montanhosas. O que descrevemos é, sem dúvida , uma visão muito simples do processo, mas é esse o nosso objectivo nesta primeira abordagem. Voltaremos com alguns dos temas mais desenvolvidos.Por agora fica a visão geral.


AS ROCHAS


È difícil dar uma definição simples de rocha mas podemos dizer que são grandes massas naturais de material pétrico formado por um ou mais minerais agregados,sendo o mineral uma subtância natural de composição química bem definida e estrutura cristalina (os seus átomos ou moléculas arranjam-se espacialmente em formas geométricas) . As rochas, dada a sua enorme variedade, podem ser divididas em tres grandes grupos de acordo com a sua génese: Magmáticas,Sedimentares e Metamórficas


MAGMATICA ou Ignea.. é um tipo de rocha que resultou da consolidação do magma pelo seu arrefecimento. Estas rochas são compostas de feldspato (59,5%), quartzo(12%) ,anfíbolas e piroxenas (16,8%), micas (3,8%) e outros minerais acessórios (7%). Ocupam 1/4 da superfície terrestre. O magma ao solidificar e dependendo das condições de pressão e temperatura, pode originar uma grande variedade de rochas, que se dividem em três grandes grupos : plutónicas,vulcânicas e hipoabissais.

PLUTÓNICAS ou intrusivas---São formadas a partir do arrefecimento do magma no interior da crosta,nas zonas profundas, sem contacto com a superfície.( Se hoje aparecem á superfície isso deve-se ao desaparecimento das camadas que as recobriam, o que demorou milhões de anos.) Como o arrefecimento no interior foi muito lento,ocorreu a cristalização de todos os seus minerais . A sua estrutura corrente é granular,isto é, os minerais apresentam-se equidimensionais e ligados entre si . Nas rochas plutónicas podem considerar-se quatro famílias, mas entre elas há toda uma série de rochas intermédias.

Família do granito....O granito é uma mistura de quartzo,feldspatos(ortoclase e microclina) e micas (biotite e moscovite)além de outros minerais acessórios em pequena quantidade como as turmalinas ,topázio e plagioclases. O granito é uma rocha ácida e pouco densa que aparece em grandes massas,formando regiões inteiras ou as zonas centrais de mitas montanhas.
Família do sienito.... tem como minerais essenciais os feldspatos alcalinos, especialmente a ortoclase,aos quais se associa a horneblenda,a augite e a biotite. Não tem moscovite nem quartzo. São rochas neutras.
Família do diorito....Os minerais essenciais são feldspatos calco-sódicos como a oligoclase e andesina a que se associam augite e biotite
Família do gabro....São rochas escuras,verdes ou negras,bastante densas e cconsideradas básicas. Os seus minerais essenciais são os feldpatos básicos anortite e labradorite,acompanhados biotite,augite e olivina .Por vezes ainda se considera uma outra família designada de peridotito composta por rochas ultrabásicas, muito densas e escuras ,constituídas por olivina a que se junta anfibulas e piroxenas. O magma que as formou teve como origem zonas muito profundas, já no manto terrestre.

Rochas VULCÂNICAS,extrusivas ou efusivas São formadas pelo magma expelido pelos vulcões antigos ou recentes. Estas rochas são formadas pelos mesmos magmas que originaram as plutónicas e só diferem destas porque tendo o magma arrefecido mais rápidamente na superfície da crosta ou perto dela, os cristais dos diferentes minerais são microscópicos. A textura da rocha vulcânica é microcristalina ou mesmo vítrea.


Desta forma podemos dizer que o equivalente vulcânico do granito é o riolito; o do sienito é o traquito; o do diorito é o andesito e o do gabro o basalto.
Se o arrefecimento for brusco, no caso do magma arrefecer em contacto com água dos mares, temos rochas de textura vítrea ,sendo as mais vulgares a pedra-pomes de composição química riolítica e a obsidiana de composição química basáltica .

Rochas filonianas ou hipoabissais ..Alguns autores consideram estas rochas como fazendo a transição entre as vulcânicas e as plutónicas.O magma não atinge a superfície e preenche as fissuras existentes na crosta terrestre . Umas formam-se por arrefecimento do magma na fissura e outras são uriundas da cristalizaçao de minerais dissolvidos nas águas termais nessas mesmas fissuras e que alteram a composição inicial do magma. Como exemplo de rochas filonianas temos os aplitos, os pegmatitos e os lamprófiros.


Rochas SEDIMENTARES


São formadas por sedimentos ou detritos de outras rochas carreados pela água ou pelo vento e acumulados em áreas rebaixadas da crosta podendo este tipo de rochas conter fósseis. Há três processos principais para a formação destas rochas:
»»»pela deposição (sedimentação) das particulas originadas pela erosão das outras rochas . São então designadas de rochas sedimentares detríticas.
»»» pela deposição e ou aglutinação de materiais de origem biológica ,como conchas,plantas etc,tomando o nome de rochas sedimentares orgânicas.
»»» pela precipitação de substâncias em solução e são chamadas rochas sedimentares de precipitação química.
São exemplo das rochas sedimentares detríticas as argilas,areias, arenitos, dunas e dunitos e conglomerados do tipo pudim e brecha. Sedimentares orgânicas as diatomácias,. os calcários conquíferos,carvões minerais, petróleo

Sedimentares de precipitação química os calcários,travertinos,estalactites e estalagmites, salgema,etc.

A formação dos materiais que depois de depositarem darão as rochas sedimentares detríticas é muito variada dependendo de vários agentes (água,vento, gelo ). O mesmo se poderá dizer para as sedimentares orgânicas e de precipitação química, pelo que a sua explicação se torna longa e complexa,saindo do âmbito deste trabalho . Assim passemos ás ROCHAS METAMÓRFICAS.

Chamamos rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformação física e quimica de outras rochas, quando submetidas a ambientes de calor e pressão diferentes dos que as originaram. Estas transformações dão-se no interior da Terra e sem que a rocha a metamorfizar saia do estado sólido, pois se isso acontecer vai originar uma rocha magmática e não uma metamórfica. Como dissemos as rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha num ambiente onde a temperatura e a pressão são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes novos ambientes, os minerais tornam-se instáveis e podem reagir entre si dando outros diferentes,gerando assim uma nova rocha. As próprias rochas metamórficas podem sofrer metamorfismo, basta para isso que se alterem as condições de pressão e /ou de temperatura. Além dos principais factores de metamorfismo (pressão e temperatura) há outras condicionantes como os fluidos de circulação no interior profundo da Terra.(águas e gases ) Também o tempo que a rocha está submetida ás novas condições é factor relevante .Analizemos um pouco os principais factores : Temperatura Como se sabe a temperatura vai aumentando naturalmente da superfície para o interior da Terra, mas para além disso quando um magma entra em contacto por exemplo com uma rocha sedimentar, vai sobreaquecer esta rocha. A rocha sedimentar,sem chegar a fundir, altera a sua composição química por formação de novos minerais .Como exemplo deste metamorfismo citamos a passagem do calcário a mármore ou a corneanas. Se abordarmos agora a Pressão diremos que esta também aumenta com a profundidade devido ao peso das camadas superiores( pressão litostática) mas também há pressões a profundidades relativamente pequenas provocadas pelos movimentos de placas,(os tais movimentos que deslocam os Continentes) A orientação destas pressões pode deformar os minerais e alterar a sua orientação de uns em relação aos outros, modificando a estrutura da rocha.Esta pressão orientada e a temperatura resultante do atrito de umas rochas com as outras, provocam como é lógico metamorfismo. Como efeito só da pressão citamos a passagem da argila(sedimentar) a xisto( metamórfica).Apresentamos agora uma série metamórfica,isto é um conjunto de rochas que se vão transformando umas nas outras á medida que a pressão e temperatura vão aumentando :argila»»xisto»»filádio»»micaxisto»» gnaisse»»granito de anatexia (granito não magmático) Muito mais haveria a dizer mas como pretendemos apenas dar uma ideia geral das rochas do nosso planeta ,por aqui nos ficamos .

Sem comentários:

Arquivo do blogue