19.2.08



ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


"Mente sã em corpo são" era um lema dos antigos gregos que o aplicavam á sua juventude,incitando-a a uma dieta mediterrânica e a praticar desporto. Nas nossas escolas há hoje um incentivo ao desporto como fonte de saúde ,mas muito pouco se tem feito em educação alimentar. Por variadas razões, a maioria dos alunos não faz uma boa alimentação, daí o crescente número de obesos juvenis
É na escola que os alunos passam a maior parte do dia e onde tomam várias refeições,nem sempre apropriadas.É possível que haja cantinas que forneçam refeições variadas,ricas em vegetais, com significativo peso de peixe,com sopas, fruta e um reduzido teor de gorduras saturadas, mas de que vale esse plano alimentar se ao lado estão os bolos,os chocolates,as bebidas açucaradas, etc ?. Quando isto não acontece dentro da Escola, está ali mesmo em frente da porta, nos cafés e pastelarias , ao arrepio de uma antiga lei que não permite tais estabelecimentos comerciais a menos de 1 Km da Escola.
Sabemos que a alimentação e seus vícios são influenciados por factores sócioculturais e económicos mas, como diz a nutricionista Drª Alexandra Aleixo , a alimentação escolar deve ultrapassar os objectivos de saciedade e ter objectivos específicos nutricionais com vista á prevenção de futuras doenças metabólicas . Continuando a citar a referida nutricionista :As crianças dos 6 aos 12 anos fazem 4 a 5 refeições ao dia,sendo o pequeno almoço a primeira refeição e a mais importante de todas. O pequeno almoço deverá ser tomado em casa,devendo integrar sempre um alimento á base de cereais,que poderá ser pão,flocos de aveia ou de outros cereais, de preferência sem açucar ou chocolate. A comida deve ser quase insossa,a fruta deve ser comida três vezes ao dia e as hortaliças devem ser nas sopas ou no prato, em duas refeições. As nossas caldeiradas podem ser a alternativa aos fritos e a água deve ser a bebida de eleição. Os principais segredos de uma boa alimentação escolar são a simplicidade , a qualidade e variedade dos produtos utilizados.

Apresentamos agora uma lista de vários vegetais e das suas propriedades para a saúde :
Abóbora...Possui capacidades laxativas e diuréticas e é útil para combater infeccões.
Alho......... Muito importante para o sistema imunitário e circulatório evita tromboses,reduz o colesterol e a tensão arterial e é útil em doenças coronárias.Reduz as inflamaçãoes nas articulações.
Alface...... Reduz o colesterol e a ansiedade. Possui efeitos diuréticos e laxantes.
Batata.....Podem contribuir para o aumento de peso,mas usadas com moderação tem capacidades vasodilatadoras,ajudando na hipertensão.Ricas em vitamina C e em potássio.
Cebola.....Capacidades preventivas das doenças cardiovasculares; reduz o colesterol, a tensão arterial e impede a formação de trombos. É um bom diurético,indicado no tratamento da gota e diarreias . Por possuir enxofre pode ajudar na prevenção do cancro do estõmago.
Feijão verde..Ajuda na calcificação dos ossos durante a menopausa.Rico em cálcio e potássio.
Cenoura.....Antioxidante recomendado para combater a degeneração ocular.Reduz o mau colesterol aumentando o bom.
Pimento vermelho...Potente desintoxicante rico em vitamina C, mais do que os citrinos. Pode aliviar vómitos e é analgésico.
Ervilhas......Combatem a fadiga e a debilidade por serem ricas em sais minerais. Melhoram o sono.
Ananás... Bom para todos os problemas circulatórios,torna o sangue mais fluído e evita tromboses. Depurativo e diurético,melhora a digestão e reduz os gases .
Banana.....Rica em potássio reduz as caimbras musculares,fortalece o cabelo e funciona como antidepressivo.
Cereja.....Combate a prisão de ventre e o ácido úrico.
Laranja e limão..... Ricos em vitamina C,são bons antioxidantes e evitam doenças degenerativas .
Tomate....Anti-inflamatório e antioxidante.
Maçã..... É indicada para quem sofre dos rins. Actua preventivamente em relação ao cancro e tem capacidades anti-inflamatórias no aparelho digestivo.
Pêra.....Benéfica para problemas de próstata.
Vamos agora falar de produtos LIGHT ; Leite,bolachas,refrigerantes, massas....hoje tudo pode ser light e para o ser basta apenas uma redução de 25% em carbo-hidratos, gorduras , proteínas ou açúcares . Podemos nós confiar na rotulagem destes produtos? Parece que não, pois esta é insuficiente e em muitos casos o valor energético global final tem o mesmo valor calórico que o produto normal. No caso de batatas fritas analisadas a redução de calorias era irrisória. Aqui fica o aviso : antes de comprar leia com atenção a rotulagem e verifique se não está a comprar "gato por lebre".

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca é demais lembrar, os ignorantes que "somos aquilo que comemos". Muito bem.

JC

Arquivo do blogue