7.2.11

Avião JUNKER



Quando falei (na etiqueta transportes) da história do DC3 Dakota como um excelente avião comercial e de guerra , todo ele fabricado em metal por imposição da aeronáutica civil americana que proibira aviões de passageiros com estrutura em madeira, omiti uma outra lenda voadora , neste caso de origem alemã, o Junker 52 também ele fabricado em metal e muito usado na aviação comercial de todo o mundo.
O Junkers Ju 52 era um avião com motor a pistão, fabricado desde 1932 pela empresa Junkers, com capacidade de uma dezena de passageiros. A sua construção parou em 1945, mas continuou a voar por largos anos ao serviço comercial e da força aérea de vários países europeus. Foram produzidas mais de 4.000 unidades, só na Alemanha. O Ju 52/1m tinha um resistente esqueleto metálico e sua fuselagem era revestida de chapas de duralumínio ondulado, permitindo um menor arrastamento em voo ,isto é, menor atrito com o ar.
Essa aeronave fez o seu voo inaugural em 03 de Setembro de 1930. Apesar de equipada com motores dos mais simples da época, era capaz de acomodar facilmente 17 passageiros.
Os seus pilotos apelidaram-no carinhosamente de "Tante Ju"-'Tia Ju', pela facilidade de pilotar e poder operar em qualquer pista por mais rústica que fosse.
Projectado por Ernst Zindel ,na fábrica da cidade de Dessau, o modelo inicial tinha apenas um motor e o protótipo começou a ser produzido em 1931, mas devido a falta de interesse da Deutsche Lufthansa, foram adicionados ao avião mais dois motores para aumentar o seu desempenho. Fabricado com motores BMW, alguns modelos para exportação também utilizavam motores Pratt & Whitney Wasp ou Bristol Pegasus, tendo-se transformado na aeronave “ coqueluche” da Lufthansa, em 1944. Dado não ter cabina pressurizada eram usadas máscaras de oxigénio nas grandes altitudes como quando sobrevoava os Alpes. Começou a perder espaço no mercado com o aparecimento dos aviões Douglas DC-2 e DC-3, que eram mais económicos e transportavam um número maior de passageiros.
Com o final da guerra o Junker foi utilizado em muitos países como avião comercial ou de transporte militar, como aconteceu entre nós.
Antes de se ter iniciado a segunda guerra mundial (1939) já este avião tinha sido testado na guerra civil espanhola, como transporte de tropas, principalmente de soldados vindos do Marrocos para a Espanha, além de servir de bombardeiro e transporte para missões de pára-quedistas pela Legião Condor. A FAP (Força aérea portuguesa) importou, em 1937, 10 unidades da versão g3e; em 1951 importou 2 unidades da versão g7e, e em 1962 mais 14 unidades designados Amiot AAC-1 Toucan, fabricadas em França. Antes da Guerra Colonial foram utilizados como aviões civis de transporte de pessoas e bens e, durante a guerra, como aviões de transporte e lançamento de pára-quedistas.

A fotografia acima é de um avião Junker atribuido à Força Aérea Portuguesa



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