4.12.10

PAI NATAL

Agora que estamos no mês de Dezembro, as montras das casas comerciais encheram -se de pinheiros nórdicos em plástico ( made in China) e de figuras de um velho barrigudo de barbas brancas, normalmente vestido de vermelho, a que chamam de PAI NATAL (por causa da igualdade entre sexos, também aparecem umas MÃE NATAL) que vão destronando o presépio e o Menino Jesus que reinavam no meu tempo de criança.
Mas quem é o Pai Natal ?
O Pai Natal tem vários nomes dependendo do país e da sua cultura, mas trata-se sempre de S. Nicolau, um indivíduo que nasceu no ano de 350 d.C., em Patara e que, anos mais tarde, se tornou bispo da Igreja Católica. Este bispo é referenciado lendariamente por salvar marinheiros das tempestades, defender as crianças e oferecer vultuosas prendas aos mais pobres, além de outros milagres.
Este distribuidor de prendas conduz pelo céu um trenó puxado por renas carregando brinquedos para as crianças que se portaram bem durante o ano. O Pai Natal ou St Nicholas, St Nick ou Santo Claus, visita todas as casas na noite de Natal descendo pela chaminé para deixar os ditos presentes ao canto da chaminé ou da lareira, na árvore, nas peúgas ou sapatos de todas as crianças bem comportadas.( O local onde deixa as prendas depende do país) Esta imagem tipicamente americana foi introduzida nos Estados Unidos a partir da Holanda no século XVII, e em Inglaterra a partir da Alemanha em meados do século XIX.
O dia de St Nicholas, em que se recebiam as prendas, era originalmente celebrado a 6 de Dezembro mas, depois da Reforma da Igreja, os protestantes Germânicos deram especial ênfase ao Menino Jesus como sendo o “dador de prendas” no dia da Sua própria festa, a 25 de Dezembro, mas a tradição de St Nicholas prevaleceu e ficou colada ao próprio Natal. A explicação para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal, isto é , o dia em que nasceu Jesus, prende-se com o facto desta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas pagãs célticas do Solstício de Inverno, tendo a Igreja visto aqui uma oportunidade de cristianizar a data e combater o paganismo.
No nosso país e devido á globalização das últimas décadas, o Natal foi travestido e a tendência é a substituição do Menino Jesus pelo Pai Natal na entrega dos presentes. Como disse logo de início, o presépio têm agora de coexistir, quando coexiste, com o velho das barbas e a
árvore de Natal, embora as tradições natalícias portuguesas não tenham de todo desaparecido, pelo menos no aspecto gastronómico. Assim, no dia 24 Dezembro, à noite, tem lugar a ceia de Natal ou consoada, onde reina o polvo ou bacalhau cozidos, as rabanadas, os sonhos, os filhós, etc. e já depois da missa do galo, à meia-noite, a criançada vai em busca das prendas. Em certas zonas do país arde o cepo de Natal, nos largos públicos , como adros de igrejas e á volta dessa fogueira se passa uma consoada comunitária . Voltando ao Pai Natal muitos pensam que a imagem do gordo de vermelho e com barba branca é da autoria da marca de refrigerantes Coca-Cola pois esta marca, nos anos 30 do século XX, usou a figura do Pai Natal na sua publicidade de Inverno e deu-lhe as suas cores, o branco e o vermelho. Para tal contratou o artista Haddon Sundblom para lhe compor a imagem. Contudo, Sundblom não foi original na sua escolha, já que o primeiro desenho que retratava a figura do Pai Natal ,tal como hoje o conhecemos, foi feito por Thomas Nast e publicado no semanário “Harper’s Weekly”, no ano de 1866. Esperando ter explicado quem é o PAI NATAL ,já que a Mãe Natal é coisa muito modernista, desejo-vos
BOAS FESTAS

Sem comentários:

Arquivo do blogue