21.5.10

Santuário da Lapa

Quando se pretende escrever sobre antigos santuários de Portugal ficamos sempre enredados em lendas que passaram oralmente de geração em geração, sem que haja qualquer escrito que possa validar o seu conteúdo.
É o que acontece com o santuário de Nossa Senhora da Lapa , na freguesia de Quintela , concelho de Sernancelhe , distrito de Viseu. Diz uma das lendas que, em 1498, uma pastorinha de 12 anos, de nome Joana, muda de nascença, introduzindo-se por entre as fendas das rochas encimadas pela grande lapa (caverna), aí encontrou uma linda imagem da Virgem, que ali teria sido escondida há mais de quinhentos anos por umas religiosas fugindo a uma perseguição, possivelmente dos mouros.
O carinho que a menina dedicou à imagem, valeu-lhe uma especial protecção da Virgem que por milagre lhe concedeu o dom da fala.
Depressa se divulgou o milagre, originando uma crescente afluência de peregrinos, jamais interrompida até aos dias de hoje.
Os primeiros devotos prepararam uma gruta debaixo da lapa, onde entronizaram a imagem, construindo ao lado uma pequena ermida.
Uma variação da mesma lenda afirma que uma menina pastora, muda, encontrou uma imagem da Virgem nos montes e levou-a para casa. A mãe não ligou à estátua e lançou-a para a lareira. A menina, falando pela primeira vez na vida, pediu à mãe que não queimasse a imagem. Talvez por isso a estátua da Virgem que está no santuário apresente marcas de queimaduras. Outra história ligada a este santuário diz que uma menina entretinha-se a fiar lã enquanto pastoreava os rebanhos quando foi atacada por um enorme lagarto que aterrorizava a região. Para se salvar, atirou os novelos de lã para a boca do monstro tendo este ficado completamente "empanturrado". Levou-o então pela ponta de um fio até casa, onde foi morto e empalhado. E não há dúvida que, entre os muitos ex-votos de peregrinos, havia no tecto do santuário um grande "lagarto", embora os mais cépticos digam que ele foi lá posto por um homem para agradecer à Virgem tê-lo salvo de um crocodilo na Índia. (O animal muito estragado é um caimão. Foi parcialmente recuperado e está hoje numa caixa de vidro.)
Em 1576, a Lapa foi confiada aos Padres da Companhia de Jesus, sediados no Colégio de Coimbra. Estes construíram, então, o actual Santuário, abrigando a penedia no seu interior. Em 1685 iniciaram a construção do "Colégio da Lapa", contíguo ao Santuário. Daqui partiu a devoção para os mais variados pontos do país e do mundo, chegando à Índia e ao Brasil. Esta expansão foi facilitada pela actividade missionária dos mesmos Padres Jesuítas, aos quais estava confiado este Santuário. Mas histórias, lendas e milagres são o que não falta neste santuário com muitos ex-votos e com uma curiosa passagem entre rochas por onde só se consegue esgueirar quem não cometeu pecados graves ou já lhe foram perdoados. Como é lógico os obesos não passam e para se manter a lenda dizem que aqueles cometeram o pecado da gula. Agora que já falámos de lendas vejamos a parte arquitectónica; O Santuário abriga na capela-mor, onde está o altar do Menino Jesus da Lapa, o dito rochedo milagroso .Assim debaixo da rocha que forma a gruta onde apareceu a imagem de Nossa Senhora, está o altar da Senhora da Lapa, ladeando uma irregular e estreita passagem que vai dar ao presépio, de centenas de figurinhas, obra da escola de Machado de Castro. O altar deixa ver um painel de prata e os mármores de Carrara. A servir de altar-mor fica o altar do Menino Jesus, revestido de trajes napoleónicos, aferrolhado por forte gradeamento de ferro e ladeado por quadros de D. Josefa de Óbidos. Também, sob pequena estátua da Mater Dolorosa se divisa o mais pequeno mas significativo altar da Senhora da Boa Morte A aludida capela do Santíssimo, jazigo da família do primeiro Conde da Lapa, tem um rico altar de talha joanina e forma um espaço convidativo para reflectir.
Junto do arco-cruzeiro, do lado da Epístola, vê-se o altar de Stº António. Do lado do Evangelho, temos o altar da Crucifixão ou do Calvário . No altar de S. José está representada a passagem deste homem, que após o cumprimento da sua discreta missão, recebe a coroa da justiça. Resta o Altar da Senhora da Soledade, em que a Virgem, aos pés da cruz, contempla os instrumentos da Paixão.
Por detrás da capela-mor , no compartimento que rodeia a lapa, está a Casa do Peso, assim chamada por nela estarem as balanças onde as pessoas se dirigiam para as próprias pesagens, com vista à futura entrega do mesmo peso em trigo no cumprimento da promessa deste teor
Na sacristia pode apreciar-se belo paramenteiro e seis ex-votos de notável interesse e acentuado valor. A igreja, vista do exterior ostenta uma frontaria com o triângulo pretensamente apoiado em duas colunas embutidas no muro frontal; e, à cabeceira, por detrás do passadiço que dá para o colégio, o campanário com os dois sinos que encarrega de dar as horas e de chamar os devotos para os ofícios .
( Algumas fotografias inseridas são da autoria de Ana Ramon e encontram-se no seu blogue A Paixão dos Sentidos )

1 comentário:

Ana Ramon disse...

Como o Mário me disse que tinha publicado um texto sobre o Santuário da Lapa, vim aqui espreitar e vejo que está bem mais informativo e interessante.
Eu tenho andado numa roda-viva a ver se não deixava atrasar a revisão do livro do Mário. Mas a partir de agora estou mais disponível porque já o consegui meter na tipografia e com erros ou sem eles, já não há nada a fazer. Vamos a ver como vai ficar no final e precisamos que todos os santinhos ajudem.
Beijinho

Arquivo do blogue