1.9.09

DIVAGANDO

Sentado num banco de jardim, ao cair da tarde de um dia soalheiro de Agosto, escutava, mas sem prestar atenção, o meu antigo companheiro da escola que recordava coisas de há muitos anos . A certa altura o meu espírito reteve esta frase: "....actualmente esta malta nova é muito ignorante; não sabe nada de nada e só fala de futebol e telenovelas ..." Deixei de ouvir o velho companheiro e o meu pensamento voou para os tempos do liceu e para algumas das coisas que por lá aprendera. Recordei Euclides que , 3.000 anos antes de Cristo , elaborara os princípios gerais da geometria plana que se mantiveram inalterados até ao século XIX. Esfumou-se o Euclides e revi Pitágoras, o autor do célebre teorema do triângulo rectângulo que ninguém refuta . Olhei o sol que se punha por detrás das altas serras circundantes e de novo o meu pensamento foi cair no passado longínquo, em Aristarco que, muitos séculos antes de Copérnico, afirmara ser a Terra que girava em torno do Sol. Voltei a cair na realidade quando escutei o meu colega a dizer :...."este eczema até parece bruxedo, pois ora aparece ora desaparece ." Pois pois , bruxedo! respondi eu, pensando em Hipócrates que com o seu saber fez os Gregos deixarem de culpar os deuses pelas suas dores. Quando o meu pensamento já voava para Arquimedes, o tal que dizia que se lhe dessem um ponto de apoio levantava o mundo, o mesmo que calculara o valor de Pi e as bases do cálculo integral, oiço o meu colega a resmungar: ..." não estás a escutar nada do que eu digo. Estás na lua como os filósofos !" Na lua como os filósofos ? - pergunto eu agastado - Achas que o nosso professor de filosofia, o Martins de Carvalho, era lunático ? Pelo contrário, sempre nos ensinou a sermos racionalistas. -Está bem, desculpa-se o meu amigo, eu estava apenas a filosofar.
O meu ego interroga-se : a filosofar....o que é que ele quer dizer com isto ? Filosofar é uma operação que ajuda a elucidar as interpretações da realidade ; será que ele queria dizer estar numa de filosofice ? ; estará ele a ser filosofante ou filomático? Filógino eu sei que ele é e que também estudou filogenia. De repente dei-me conta que o meu amigo tinha razão : a malta nova não sabe nada ! Se eu disser a um jovem universitário que ele não precisa de ser filosofante (no sentido pejorativo) nem filomático, para ser filógino , será que ele entende as pequenas nuances das palavras que contêm conceitos tão diversos ? Penso que não, e se forem os nossos governantes a serem inquiridos , irão pedir a um assessor jurídico para verificar se há matéria para me incriminar.

17 comentários:

Zé Ferino disse...

A opinião que você tem sobre os jovens universitários de hoje é precisamente a mesma que os velhos do seu tempo de universitário tinham de si. O que faz de você, unicamente, um velho.

J.P.Silva disse...

SÓ DAMOS PELO ENVELHECIMENTO DOS OUTROS (André Mairaux)

Anónimo disse...

Ainda se eles falassem de bola com a autoridade do Martins TEÓRICO......

Anónimo disse...

Ó ZÉ .....Vê-se que não cheirou a Anatomia nem o Cálculo do Esparteiro....!

Anónimo disse...

Ó ZÉ .....Vê-se que não cheirou a Anatomia nem o Cálculo do Esparteiro....!

J.N. disse...

Espero que o Martins "teórico" ainda seja vivo e viva a BRIOSA. Quanto ao Esparteiro já lhe perdoei um chumbo na oral só porque naquele momento tinha recebido um convite para ir caçar. Já agora saudações académicas.

Dyas disse...

Pues ya he visitado tu "otro" blog, que también considero muy interesante!
Hasta pronto.

Ana Ramon disse...

É o tipo de escrita que provoca sempre reacções tão diversas. Mas eu devo ser outra velha, já que também acho que há uma grande falta de cultura entre os mais jovens :))
Um abraço

Nogueira disse...

Ana: muito grato pelo seu comentário e devo acrescentar que o jovem comentarista Ferino se esqueceu do seguinte : os velhos podem não ter formação académica superior, mas têm a sabedoria da experiência acumulada ao longo da vida.Faço votos que o artigo, pelo menos ,tenha levado o Zé a consultar o dicionário e seja, pelo menos, filomático e filológico.

Anónimo disse...

O Zé picou-se. Conhecimentos científicos são uma coisa, cultura é outra.Como diz Medina Carreira à VISÃO de hoje :...tive de repetir parte do Liceu. Não era como agora: "tome lá um diploma e um abraço do primeiro-ministro, você é um tipo bestial"

AFERINO disse...

Tem razão o anónimo das 12.50. O Zé que se diz "ferino" desejou apresentar-se como mordaz ou desumano ? Se foi mordaz saiu-lhe o tiro pela culatra; se foi desumano que repare no comentário do J.P.Silva

Zé Ferino disse...

Mas que coio de preconceituosos! Um quer-me jovem, outro quer-me burro, outro larga-me às canelas o mordaz e o desumano.
Ó coisos, e se pensassem por um bocadinho que o vosso preconceito relativamente ao conhecimento dos jovens talvez resulte do facto de não acompanharem esses jovens que tão mal tratam?
Que gente! Que Dantas!

Zé Ferino disse...

Senhor doutor Nogueira, é a sua experiência acumulada que o leva a acreditar que a génese das catedrais góticas está escondida nas ruínas do Templo de Salomão?

NOGUEIRA disse...

Sr. Zé Ferino : A minha experiência acumulada leva-me a vários considerandos : 1º-A não alimentar discussões estéreis. 2ª Como disse o AFERINO, você desejou ser mordaz e não o conseguiu, embora seja essa a sua maneira de ser, ao velho espírito coimbrão do passado. 3ª Aos poucos e poucos, vai revelando a sua identidade; recordo-lhe que já uma vez lhe referi que consulto várias fontes antes de publicar um assunto . Se ler com atenção o artigo que refere, verá que eu não fiz afirmações, coloquei hipóteses sobre os Templários. 4º- Agradeço-lhe ser meu leitor, mesmo com comentários sob anonimato , o que era dispensável. Termino agradecendo-lhe a promoção a "doutor" ( quando muito um simples Dr. antes do acordo de Bolonha) e enviando cordiais 73'.
P.S. Face ao ponto 1º não responderei mais a comentários anónimos

J.P. Silva disse...

Sr Nogueira :Como eu me identifiquei e depois li os comentários anónimos acho sensato o seu P.S.

Anónimo disse...

Meu caro Dr. Nogueira
Quando li o seu artigo em causa, senti que ele iria dar muito que falar...
Há pouco tempo, li um pensamento de Confúcio, em que ele diz:
" Escolha um trabalho que ame, e não terá de trabalhar um único dia da sua vida."
Achei especial este pensamento, porque cheguei a atingir os 82 anos e levei a VIDA A BRINCAR, conforme pode ler no meu blog www.engenhocando2.blogspot.com
Creio que se pode ser muito feliz, desde que se viva intensamente o que se ama, se se encontra na vida, algo que se ame.
Mas gostei, porque o meu amigo tem sabido viver e se sinta feliz com tudo o que ama.

Mário de Portugal

J. Santos Leite disse...

"Corre ,camarada, corre ,o velho mundo ficou para trás" , escreviam os estudantes ,em Maio de 1968, nas paredes da Sorbonne.
Se há de facto momentos em que os jovens fogem do passado para melhor se ocuparem do futuro, outros há em que se apercebem que essa corrida deixou para trás uma parte essencial de si próprios:- o saber dos mais velhos ainda não assimilado e acumulado. Então param para pensar! Foi assim que sempre surgiram os Renascimentos ao longo da História. Pense nisto Sr.Zé Ferino antes de se armar em mordaz

Arquivo do blogue