16.10.08

G A U D I


Gaudi, de seu nome completo Antoni Gaudi i Cornet, nasceu em Reus-Tarragona- Espanha em 25 de Junho de 1852, sendo considerado como o último arquitecto artesão, deixando a sua marca pessoal em edifícios,parques e vivendas de Barcelona. Rompendo com a arquitectura do passado e utilizando arabescos e formas que imitam a natureza, criou aspectos inovadores na linha do que em Espanha se chamou modernismo, na Alemanha jugendstil, na Inglaterra liberty e em França art nouveau .Desenhou também vitrais, pórticos , móveis e decorou interiores para as novas casas com a sua marca arquitectónica. O parque e o Palácio Guell, as casas Milá, Batlló e Vicens bem como o templo da Sagrada Família são algumas das suas criações mais emblemáticas. O Parque Guell é um dos espaços mais originais da cidade de Barcelona. Inspirado nas cidades- jardim britânicas. o conde Guell encarregou Gaudi da construção de uma cidade residencial numa das suas propriedades situada na então periferia de Barcelona. As obras iniciaram-se em 1901 mas ,em 1914, apenas se tinham vendido três das sessenta casas até então construídas. Este facto devia-se aos barceloneses não estarem preparados para uma tal arquitectura de espaços ,cores, luz e formas em consonância coma natureza e, por isso, a obra ficou muito aquém do projecto inicial.
O parque , de 15 hectares, está rodeado por um muro , tendo uma entrada com dois pavilhões revestidos a peças de cerâmica sempre fragmentada e rematados por uma bela torre,como se pode observar na imagem seguinte. Entra-se nos jardins por uma escada de dupla rampa, onde se destacam um dragão mitológico, a cabeça de uma serpente e o escudo da catalunha, tudo revestido em mosaico fragmentado colorido de belo efeito decorativo.Pela boca do dragão jorra água , pois é uma fonte decorativa.

Dentro dos jardins observamos a sala das cem colunas, um enorme espaço destinado a ser mercado , tendo por cima uma praça miradouro com um enorme , contínuo e ondulante banco de jardim que contorna a referida praça miradouro. Todo o encosto do banco é decorado com mosaicos policromados.

Por todo o lado arcadas,cujas colunas de suporte imitam os rugosos troncos de árvores em sua irregularidade ,misturando-se com a vegetação natural como se pode ver nas fotos que se seguem.Actualmente nestes locais há músicos ambulantes ou pintores e outros artistas plásticos.

Uma das primeiras obras de Gaudi foi o palácio Guell em que pôs toda a sua ênfase no interior, transformando o salão central da casa no seu eixo principal .Concebeu o salão como um zimbório que atravessa todos os pisos do palácio e termina numa cúpula de inspiração bizantina , por onde a luz é filtrada realçando a decoração interior.



A casa Melá (foto que apresentámos em primeiro lugar), popularmente conhecida como La Pedrera foi a sua última grande obra. Edifício de cinco andares é talvez o mais genial trabalho iniciado em 1906 e terminado em 1910. Outra das obras emblemáticas que Gaudi deixou inacabada é o templo da Sagrada Família cujos trabalhos de conclusão ainda estão em curso, baseados em poucos desenhos e esboços que o genial arquitecto deixou, após a sua morte. Gaudi que faleceu em 1926, é conhecido por fazer um uso intensivo do arco parabólico catenário uma das formas mais comuns na Natureza. Nos seus últimos doze anos de vida devotou-se á religião católica daí a construção da Sagrada Família como acto expiatório das posíções críticas assumidas contra a Igreja na sua juventude. Estes e outros legados de Gaudi são visitados por milhares de turistas que anualmente percorrem Barcelona.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Gaudi parecia estar a gozar com a malta mas para a época era notável ,se atendermos a que só depois da 2ª Guerra e como consequência dela é que se passou a construir prédios de apartamentos.

Anónimo disse...

Mais uma vez, parabéns, professor Nogueira, por mais um dos seus belos trabalhos que desconhecia por completo.
Que maravilhosa descrição !

Parabéns e mais uma vez, vá descobrindo na sua infindável memória, mais assuntos dos tantos e tão diversos, com que nos tem presenteado.

Mário de Portugal

Anónimo disse...

Disseram-me uns amigos que a catedral ainda não está pronta, mas pode ser visitada.É verdade ?

Anónimo disse...

O autor do blog informa que a igreja pode ser visitada. Obrigado por me ler.

Anónimo disse...

A friend told me this place I have been looking for, I come, it turned out, I have not disappointed, good Blog

Anónimo disse...

After reading the information, I may have different views, but I do think this is good BLOG!
netting

Arquivo do blogue