11.9.08

O ISLAMISMO

Quando publiquei A rota da seda (1-9-08) afirmei que fora por esta longa via que os mercadores espalharam o Islamismo, da Arábia até á China, influenciando de tal forma as civilizações que hoje é uma das grandes religiões do mundo. Dissertar sobre Islamismo é tarefa para teólogos especializados e no contexto deste blog caber-nos-ia apenas abordar o tema sintéticamente. O fundador desta religião foi o profeta Maomé (Muhammad), nascido em Meca no ano 570 da nossa era. Até aos cinco anos de idade ficou entregue a uma ama . Por morte de sua mãe herda uma escrava, alguns carneiros e cinco camelos ; é recolhido pelo avô e depois pelo tio materno Abû Tâlib . Protegido por Deus dos perigos da juventude, foi pastor de carneiros e depois, aos vinte anos, caravaneiro ao serviço de Khadidja, viúva rica, com quem acaba por casar. Deste casamento nasce Fátima, a sua muito amada filha.. Por esta altura, os povos da Arábia eram politeístas mas Maomé, agora um mercador bem sucedido, foi influenciado pela crença judaico-cristã da existência de um só Deus. No ano 610, tinha Maomé 40 anos, foi sujeito a várias visões do arcanjo Gabriel (Jibreel). Após uma acalmia visionária de dois anos, na noite de 26 para 27 do mês Ramadão, a aparição surge de novo , no monte Hira, e ordena : Prega em nome do teu Senhor . As revelações, repetem-se violentas e acabam por lhe ditar o que viria a ser o livro sagrado dos muçulmanos O Corão ( Al-Quran). Nessas visões recebeu instruções para pregar a oração , a purificação e a fé num Deus único , Alá (Allah). A pregação da nova religião não foi fácil, pois os governadores de Meca sentiam-se ameaçados pelas novas ideias. Esta oposição foi de tal forma violenta que Maomé e os seus seguidores tiveram que fugir para Medina, caminhada realizada no ano 622 e que é conhecida como a Hégira. Em Medina angaria facilmente mais adeptos pois as suas ideias tendiam a construir uma sociedade mais justa, já que a maioria da população era muito pobre. Com o rápido crescimento de apoiantes recaptura Meca, em 630, torna-se seu governador e cria um estado Islâmico, banindo os adoradores de ídolos. Faleceu no ano de 632, aos sessenta e dois anos de idade, mas a religião por ele fundada espalhou-se , em apenas dez anos, pela Palestina, Síria, Pérsia e Egipto em consequência de uma Jihad ,ou guerra santa, levada a cabo pelo califa Omar. No ano 656, iniciou-se uma disputa entre Muawiya e Ali (genro de Maomé) pela chefia da religião islâmica e que termina com o assassinato de Ali , em 661. Como resultado deste assassinato surgem duas correntes religiosas, os sunitas e os xiitas cuja rivalidade ainda hoje se mantém. Duzentos anos após Maomé, o Islão já se tinha difundido por todo o Médio Oriente, norte de África e Península Ibérica.. Deixando o capítulo histórico, vejamos um pouco da sua religião . O Islão é visto pelos seus seguidores como um modo de vida ( diin) pois inclui instruções que regulam toda a actividade do crente, não havendo uma distinção entre o temporal e o espiritual. A mensagem do Islão assenta em cinco pilares : Recitação do Credo (Shahada) ; cinco orações diárias( Salah ); Esmola obrigatória (zakah); Jejum durante o Ramadão ;fazer, pelos menos uma vez na vida, a peregrinação a Meca ,se houver disponibilidade financeira. O Islão ensina seis crenças principais: - Crença em Alá , único Deus.- Crença nos Anjos, seres criados por Alá. - Crença nos Livros Sagrados ( A Tora entregue por Deus a Moisés,os Salmos a David, o Evangelho a Jesus Cristo e o Corão , o último e completo livro sagrado , a Maomé)- Crença nos profetas enviados por Deus, incluindo neles Jesus Cristo, sendo Maomé o sêlo dos profetas, por ser o último . -Crença no dia do Juizo Final, no qual as acções de cada um serão julgadas.- Crença na predestinação ou em que tudo o que acontece é por vontade de Alá. Todos os capítulos do livro corânico começam com a seguinte frase: Em nome de Deus (Alá) ,o beneficiente, o misericordioso ... Os três lugares mais sagrados para o Islão são : a Caaba (o cubo) um edifício situado dentro da mesquita principal de Meca e que contém num canto a pedra negra. (ver foto ao lado )O segundo lugar é Medina onde se encontra o túmulo de Maomé.O terceiro é Jerusalém por estar associado aos profetas anteriores a Maomé e também por crerem que foi nesta cidade que o Profeta ascendeu aos céus (Mi'raj) onde dialogou com Deus e com os outros Profetas . O Islamismo confere um estatuto de protecção aos judeus e cristãos já que estes acreditam num Deus único e possuem um livro sagrado. Não consideram Jesus Cristo como filho de Deus, apenas como penúltimo profeta e Maria, sua Mãe, como a mulher mais virtuosa só comparada a Fátima ,a filha de Maomé. Os templos são designados de mesquitas (masjid) e o oficiante das orações de imâ. Os crentes são chamados para as cinco orações diárias pelo muezim, cuja voz se faz ouvir do ponto mais alto da mesquita, normalmente dos miranetes, as altas e delgadas torres que, diga-se a verdade, nem sempre existem em todas as mesquitas.(ver fotografia) No salão de orações não há cadeiras nem bancos, apenas tapetes onde os crentes fazem as suas orações. Homens e mulheres ocupam lugares distintos no salão, com estas a orar em lugares protegidos por cortinas para não serem vistas pelos crentes. Dentro do salão de orações existe um nicho orientado para Meca designado de mirhab que simboliza a caaba e para onde os crentes se viram ao orar. (ver figura seguinte )Perto do mirhab está um púlpito a partir do qual se faz o sermão. As mesquitas têm também uma funçao de escola religiosa e de ensino geral. Como a limpeza é sinal de pureza, não se pode orar sem lavar as partes do corpo geralmente expostas á sujidade, poeiras, etc, havendo no pátio das mesquitas locais próprios para tal. Este ritual consiste em lavar três vezes as mãos, a boca, o nariz, a cara e os braços e uma vez com a mão molhada , a cabeça , as orelhas e o pescoço, para finalmente lavar os pés três vezes. Após este ritual de pureza o crente entra descalço no salão de orações e faz a oração sozinho ou em conjunto. (este ritual está muito bem documentado fotográficamente em várias imagens no site http://www.comunidadeislamica.pt/ ) No deserto ou onde não haja água, este ritual pode ser alterado segundo normas bem definidas. As duas correntes islâmicas, sunitas e xiitas,diferem essencialmente no seguinte: Os sunitas consideram como chefes os sucessores directos de Maomé, defendem a sunna ou práticas do Profeta tal como foram relatadas oralmente pelos seus companheiros e foram postas em livros de hadith. Os xiitas consideram chefes os sucessores de Ali, genro de Maomé. Nas mesquitas não há imagens nem qualquer desenho figurativo e as representações,a existirem, são estilizadas.Chegámos assim ao fim desta resenha ,esperando ter mostrado, ainda que muito rápidamente, o que é o Islamismo. O futuro desta religião dependerá das respostas que os países que a praticam derem a duas questões fundamentais: uma, a definição do Islão como força de unidade e a outra a sua adaptação ao mundo novo global em que são lançados os seus filhos.


(As figuras com que terminamos mostram a escada de um púlpito e o tecto da mesquita azul em Marrocos)

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